Ativistas fazem atos de solidariedade a Chávez em Brasília e em São Paulo

Presidente da Venezuela está internado em um hospital em Cuba desde 11 de dezembro (Foto: Arquivo/Prensa Miraflores) São Paulo – Movimentos sociais e organizações políticas brasileiras farão atos de solidariedade […]

Presidente da Venezuela está internado em um hospital em Cuba desde 11 de dezembro (Foto: Arquivo/Prensa Miraflores)

São Paulo – Movimentos sociais e organizações políticas brasileiras farão atos de solidariedade ao povo venezuelano e ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no sábado (2), às 10h, em Brasília, e na segunda-feira (4), às 16h, em São Paulo. Na capital federal, o ato ecumênico será na Embaixada da Venezuela. Na capital paulista, no Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela, no Jardim Paulista.

“Neste momento de ataques e tentativas de desestabilização, convocamos os movimentos sociais brasileiros a prestar sua solidariedade ao presidente Hugo Chávez Frias, ao povo venezuelano e à Revolução Bolivariana, relembrando os 21 anos do levante (quando Chávez liderou uma tentativa de tomada de poder, em 1992) e vislumbrando o futuro revolucionário da Venezuela e de toda a América Latina”, diz o manifesto de convocação do ato.

Chávez está internado em um hospital de Havana, em Cuba, desde 11 de dezembro, quando foi submetido à quarta cirurgia para tratar um tumor cancerígeno na pélvis. Depois disso, poucas informações foram divulgadas, pelo governo, sobre o estado de saúde do presidente venezuelano. As organizações temem que a situação seja utilizada como justificativa para uma ruptura do processo democrático no país.

Participam da organização dos atos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz), a Central de Movimentos Populares (CMP), o Levante Popular da Juventude, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a Consulta Popular e a Associação de Mulheres Olga Benário, entre outros.