Chávez voltará nos ‘próximos dias’, diz irmão do presidente

São Paulo – O retorno do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Caracas, estaria mais perto do que se imagina. De acordo com um de seus irmãos, Argenis Chávez, o chefe […]

São Paulo – O retorno do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Caracas, estaria mais perto do que se imagina. De acordo com um de seus irmãos, Argenis Chávez, o chefe de Estado deve voltar à Venezuela nos “próximos dias”. Segundo ele, que é presidente da Corpoelec (Corporação Elétrica Nacional), o mandatário continua se recuperando da insuficiência respiratória que o acometeu em decorrência de uma infecção após a cirurgia realizada em 11 de dezembro em Havana, a quarta desde o diagnóstico de câncer anunciado em junho de 2011.

Argenis contou à Associated Press ter visitado Chávez, de 58 anos, recentemente na capital cubana. Entretanto, não informou a data, nem detalhes sobre o estado de saúde do presidente, dizendo apenas que conversou com o líder bolivariano. Chávez está acompanhado no momento por suas filhas, relatou o irmão.

Também na segunda-feira (21), o chanceler venezuelano Elías Jaua chegou a Havana para se reunir com o presidente e analisar os acordos entre os dois países. No domingo (20), o vice-presidente, Nicolás Maduro, afirmou que o presidente está saindo de um complexo processo pós-operatório e ganhando força para uma nova fase de seu tratamento. “Nós sempre somos otimistas de que mais cedo do que mais tarde teremos o presidente aqui conosco”, disse Maduro em entrevista à emissora Televén.

“O presidente está se estabilizando em todas as suas funções vitais, tem consciência e cada vez mais força para entrar na próxima etapa que deve ser anunciada oficialmente”, disse Maduro ao jornalista José Vicente Rangel. O vice-presidente explicou que nem mesmo a equipe médica consegue estabelecer o tempo de recuperação do líder bolivariano, mas acrescentou “talvez nos próximos dias, seja possível dar uma resposta um pouco mais próxima da realidade”.

Quem também anunciou que o retorno de Chávez era iminente foi o embaixador da Venezuela na OEA (Organização dos Estados Americanos), Roy Chaderton Matos. Ele disse no sábado (19) que a volta do presidente Hugo Chávez ao país está cada vez mais certa. “Está em jogo porque está ameaçada (a pátria), mas (….) a pátria vai se salvar. Há a alternativa cada vez mais certa do retorno do presidente Chávez”, disse o embaixador após ser perguntado se a situação de saúde do governante colocava em jogo o país.