Homenagem

Dedicado à luta pelo SUS, Carlos Neder dá nome a AMA na zona leste de São Paulo

Cerimônia de oficialização da alteração do nome da AMA Jardim Nordeste, em Artur Alvim, será na próxima sexta (12). Neder poderá também dar nome a prêmio aos que batalham pelo SUS

San Vichi
San Vichi
Neder sempre lutou pela saúde pública. Começou sua trajetória na zona leste, onde recebe reconhecimento

São Paulo – A AMA Jardim Nordeste, em Artur Alvim, zona leste da capital paulista, ganhou o nome de Dr. Carlos Neder em janeiro, conforme publicação no Diário Oficial do Município. No entanto, a cerimônia de oficialização da alteração será na próxima sexta-feira (12). Segundo os organizadores, a solenidade resgata a memória e a história de dedicação na construção do SUS e da democracia.

A escolha da região onde está a unidade básica de saúde que terá seu nome não foi aleatória. Neder assumiu como médico em 1980 no Centro de Saúde de Cidade A.E.Carvalho. Cinco mais tarde passou a dirigir o planejamento do Módulo de Saúde de Itaquera. Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp, dissertou sobre a organização dos movimentos populares de saúde na cidade de São Paulo.

Ocupou a chefia de gabinete da então prefeita Luiza Erundina, na época pelo PT. E foi secretário de saúde (1990-1992).

Neder sempre atuou fortemente em defesa do SUS

Na Câmara dos Vereadores, onde ocupou cadeira de 1996 a 2004, como na Assembleia Legislativa, de 2005 a 2018, atuou em investigações históricas. É o caso do leve-leite, PAS, Santas Casas, Planos Privados de Saúde. E mais recentemente, a CPI das Organizações Sociais de Saúde (OSS).

E apresentou mais de 100 projetos, voltados à saúde, educação, ciência e tecnologia, reforma agrária, direitos dos servidores, transparência e controle público. Mais de 60 foram aprovados, como o que criou os conselhos gestores da saúde, dos CEUs e dos parques municipais, ampliou direitos dos usuários do SUS, incentivou o aleitamento materno e tantos outros.

O Projeto de Lei (872/21) que possibilitou a homenagem partiu dos vereadores Juliana Cardoso (PT), Alessandro Guedes (PT), Alfredinho (PT), Antonio Donato (PT), Arselino Tatto (PT), Eduardo Suplicy (PT), Jair Tatto (PT), Senival Moura (PT), Elaine Do Quilombo Periférico (Psol), Faria de Sá (PP) e Toninho Vespoli (Psol)).

Prêmio Carlos Neder: Incentivo com nome de quem sempre lutou

Deputada eleita em 2022, Juliana Cardoso propôs, em fevereiro, a criação do Prêmio Nacional Carlos Neder de Saúde Pública. O objetivo é a Casa instituir a distinção anualmente a cinco personalidades destacadas em trabalhos, e ou projetos, que visem à valorização do Sistema Único de Saúde

A premiação terá cinco categorias:

  • Linhas de cuidado na atenção básica à saúde
  • Saúde e Meio Ambiente
  • SUS e Direitos Humanos
  • Pesquisa e Inovação
  • Participação e Controle Social

Neder morreu devido a complicações da covid-19 em 24 de setembro de 2021. Havia sido internado em 8 de agosto.

Redação: Cida de Oliveira