Entrega

Correios vão doar 20 toneladas de itens esquecidos às famílias do litoral norte

Roupas infantis, utensílios domésticos, materiais escolares e de escritório serão distribuídos aos desabrigados pelas fortes chuvas do fim de semana

Divulgação/Correios
Divulgação/Correios
Ação não afeta a distribuição regular de cartas e encomendas

São Paulo – O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta quinta-feira (23) que os Correios vão enviar 20 toneladas de produtos como vestuário infantil, material escolar, utensílios de casa e material de escritório às famílias atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. Parte dos itens começa a chegar a São Sebastião ainda hoje. A Defesa Civil ficará responsável por fazer a distribuição gratuita à população.

Os itens são objetos postais que os Correios classificam como “refugo”. São encomendas que passaram por seguidas tentativas de entrega aos destinatários, sem sucesso. Também não foram procurados pelos remetentes, nem pelos destinatários em até 90 dias, conforme prazo de reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor.

“Essa é uma ação muito importante que os Correios agora desempenham de auxílio às vítimas desta terrível calamidade que acometeu o litoral de São Paulo”, afirmou o presidente dos Correios, Fabiano Silva.

A estatal fará o transporte das doações por linhas especiais. Desse modo, garante que as ações de solidariedade “não acarretam impacto no serviço de distribuição regular de cartas e encomendas da estatal”.

Além das doações de itens de refugo, as agências dos Correios, no estado de São Paulo, estão à disposição das autoridades federais, estaduais e municipais para coletar e transportar donativos aos afetados pelas chuvas.

“Além dessa doação que os Correios estão realizando, já repassamos antenas para prover internet, via Telebras. A Anatel também está atuando com um equipamento que monitora os sinais de internet para apoiar na procura por sobreviventes”, destacou o ministro. “Não mediremos esforços para atendermos a essas famílias que estão vulneráveis e que necessitam tanto do poder público”, acrescentou.

Itens apreendidos

Similarmente, ainda na segunda-feira (20), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, determinou que Receita Federal selecione e envie à região da tragédia no litoral norte produtos apreendidos em ações de fiscalização. São mais de R$ 11 milhões em roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, higiene pessoal, material de limpeza e utensílios de cozinha. Os produtos, que somam cerca de 60 toneladas, estão sendo levados pela Defesa Civil para as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga.