Conar arquiva denúncia contra Hope

Campanha publicitária com a modelo Gisele Bündchen criou polêmica e foi criticada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres

São Paulo – O Conselho de Autorregulação Publicitária (Conar) recomendou nesta quinta-feira (13) o arquivamento da representação movida contra a campanha publicitária da marca de lingeries Hope.

No ar desde 20 de setembro, a campanha traz a modelo Gisele Bündchen vestindo roupas íntimas para contar ao marido que ultrapassou o limite do cartão de crédito, bateu o carro e situações que a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, considerou sexista e que reforça o estereótipo de objeto sexual.

A representação foi aberta a partir de denúncias de cerca de 40 consumidores e pela SPM. Na internet, a campanha foi alvo de criticas e de elogios nas redes sociais e em blogues. Para o Conar, os estereótipos existentes são comuns à sociedade e não desmerecem a condição da mulher.

Apesar de caber recurso, a SPM comunicou em nota que não pretender recorrer da decisão. “O Conselho de Ética do Conar opera com o princípio da admissibilidade. Assim, ao levar a representação a julgamento admitiu a importância do debate”, afirmou a secretaria.

Assista a propaganda polêmica: