Transporte público

Com faixas exclusivas, velocidade do ônibus aumenta até 87% em São Paulo

‘Velocidade do ônibus já é maior que a do carro’, diz secretário de Transportes ao anunciar mais 57 quilômetros de faixas exclusivas até o final do ano

Bruno Depizzol

Além das faixas, obras de corredores começam em janeiro, segundo Tatto

São Paulo – O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou hoje (30), durante anúncio de mais 57 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público em São Paulo, que o sistema aumentou em até 87% a velocidade média dos ônibus. Esse, segundo a prefeitura, foi o índice alcançado na centro norte, no horário de pico da tarde. No pico da manhã, o ganho foi de 51%.

Em seguida vem a zona oeste, com um aumento de 70% à tarde e 46% na manhã. A região com o menor aumento foi a norte, com 22% e 13% respectivamente.

Na média geral para toda a cidade, a velocidade com as faixas aumentou 48%, passando de 13,8 quilômetros por hora para 20,4.

Apesar de a velocidade ter aumentado em todas nove regiões, em quatro delas não ultrapassou a média de 20,4 quilômetros por hora: sudoeste (com de 18,3 de manhã e 14,4 a tarde), sul (com 18,7 de manhã e 17,8 de tarde), sudeste leste (com 20 e 17,2) e sudeste, que não alcançou a média apenas durante a tarde, ficando com 16,6 quilômetros por hora.

Mais faixas

A meta da prefeitura, de construir 243 quilômetros de faixa exclusivas de ônibus, já foi cumprida e será acrescida de outros 57 ainda neste ano, totalizando 300 quilômetros de faixas de ônibus.

“Hoje, onde nós implantamos as faixas exclusivas, a velocidade do ônibus é maior que do carro. É provado que há um ganho de tempo, economia de recursos e benefícios do ponto de vista ambiental. A cidade ganha com isso”, afirmou o secretário.

De acordo com ele, serão instalados 240 radares eletrônicos para fiscalizar as faixas. Além disso, outras 111 pequenas obras de intervenções geométricas nas ruas e avenidas e requalificação das vias estão em execução, com valores entre R$ 7 mil e R$ 5 milhões.

“A prioridade dessa administração é o transporte coletivo público. Queremos melhorar a qualidade do ônibus para que as pessoas possam migrar”, disse Tatto.

“Entram novos carros na cidade todos os dias e não é possível aumentar o viário. Em função disso estamos aumentando a velocidade dos ônibus e a qualidade. Aqueles que preferirem continuar com carro, em alguns locais terão maior tempo de deslocamento.”

Sobre a construção de 150 quilômetros de corredores, previstas no plano de governo do prefeito Fernando Haddad (PT), o secretário informou que o edital para selecionar as empresas será lançado em 15 dias e que até janeiro haverá condições de iniciar as obras. Além disso, a prefeitura irá recuperar 2.000 dos 4.800 semáforos da cidade.

“O que nós sugerimos, que é uma tendência mundial, é que as pessoa comecem a testar o ônibus uma ou duas vezes por semana. Por isso estamos fazendo as faixas e aumentando a velocidade, para que o motorista tenha mais conforto no transporte público”, disse.

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