Regras

Caetano Veloso diz que Rio comete ‘violência simbólica’ ao proibir máscaras

Músico fala ao Mídia Ninja e propõe que população desobedeça à proposta em tramitação na Assembleia Legislativa fluminense com apoio de Sérgio Cabral

CC / Mídia Ninja

Caetano Veloso, em foto para o Mídia Ninja, propõe uso de máscaras no feriado da Independência, em protesto ao governo do Rio

São Paulo – Em vídeo gravado durante sua passagem pela sede do Midia Ninja no Rio de Janeiro, o compositor e cantor Caetano Veloso disse que a cidade pratica uma “violência simbólica” ao proibir o uso de máscaras pelos habitantes e propôs que a população saia às ruas neste 7 de Setembro usando-as como forma de contestar a arbitrariedade. “Pode ser muito bonito”, disse o artista.

Caetano Veloso participou de um debate com os integrantes do Midia Ninja carioca sobre manifestações populares, redes sociais. os black blocs e ocupações das ruas pelos movimentos sociais. “Sou um baiano velho, mas moro no Rio há muitos anos. E acho que a cidade aceitar a proibição de máscaras é uma violência simbólica”, disse, em depoimento gravado num vídeo e postado pelo coletivo no Facebook.

A proibição está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e tem o apoio de Sérgio Cabral (PMDB), governador que vem sendo o principal alvo dos protestos realizados na capital desde junho.

O vídeo emitido pela Ninja contém ainda opiniões de jovens participantes de manifestações de rua no Rio, que receberam com indignação a proibição, pelo governo do estado, de usar máscaras durante os protestos – forma de atuação policial proposta pelo poder público fluminense prevendo ocorrências nos atos públicos previstos para amanhã, feriado de 7 de Setembro.

“É uma medida ditatorial e anticonstitucional que mostra o desespero desse governante, Sérgio Cabral”, disse um dos entrevistados, que teve a identidade mantida sob sigilo. “A Secretaria de Segurança Pública não está preparada para lidar com as manifestações populares. Eu uso máscara porque a gente leva muito gás de pimenta na cara, a gente é fotografado o tempo inteiro por policiais infiltrados. A máscara é uma necessidade”, completou.

Caetano também teve uma imagem publicada na página do Mídia Ninja, em que aparece usando máscara, numa imagem que remete ao Black Bloc. “É uma violência simbólica proibir o uso de mascaras. Dia 7 de setembro todos deveriam ir as ruas mascarados!“, diz a legenda original da imagem.

Leia também

Últimas notícias