INSS

Aposentados e pensionistas devem fazer prova de vida no mês do aniversário

Portaria publicada no fim de 2021 retomou prazos para realização da prova de vida, que ficou suspensa no ano passado em função da covid-19

Reprodução
Reprodução
Aposentados e pensionistas devem ficar atentos à realização da prova de vida para não ter pagamento de benefícios suspenso

São Paulo – Mesmo diante do agravamento da pandemia da covid-19, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão fazer prova de vida para manter o pagamento de seus benefícios. A data para fazer a prova é o mês de aniversário do beneficiário do INSS. E o local para fazer é o banco onde o aposentado ou pensionista recebe seu pagamento (veja perguntas e respostas abaixo).

Portaria publicada no final de 2021 retomou os prazos para realização da prova de vida. O procedimento ficou suspenso por três meses entre março e maio de 2021. Retomada em junho, a prova foi suspensa novamente em outubro. Isso graças ao Congresso Nacional ter derrubado veto do presidente Jair Bolsonaro à lei que desobrigava a realização da prova de vida diante da pandemia. No entanto, até agora, mesmo com a nova onda de covid-19 causada pela variante ômicron, o governo Bolsonaro manteve a necessidade do procedimento.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Para quem não fizer, o pagamento das aposentadorias e das pensões começará a ser suspenso em fevereiro.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode utilizar os canais de atendimento: Meu INSS, site ou aplicativo, ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Como fazer

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. E pode também ser feita diretamente nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo, informa a Agência Brasil.

Os segurados do INSS que já cadastraram sua biometria facial no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de forma eletrônica, via aplicativo Meu INSS.

Além disso, idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou via Meu INSS.

Etapas

De acordo com informações da Agência Brasil, a não realização do cadastramento não implica o cancelamento imediato do benefício. Antes disso há duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

Segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. Mas se houver cancelamento, o segurado terá de ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

A Agência Brasil informa, ainda, que servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistiados políticos seguiram um cronograma diferente de recadastramento. Nesses casos, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro.

Perguntas e respostas do INSS

Por que o beneficiário precisa fazer prova de vida?

É um procedimento contido na lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos. 

Quem deve fazer a prova de vida?

Todas as pessoas que recebem benefício do INSS.

Recebo uma pensão alimentícia de um beneficiário. Preciso realizar a prova?

Sim. Quando o valor é pago pelo INSS o beneficiário deve realizar a prova de vida.

Quando devo realizar a prova de vida do INSS?

Deverá ser realizada no mês de aniversário.

Vou viajar no meu aniversário. Posso fazer a prova de vida antes?

Sim, o beneficiário poderá realizar a prova no mês anterior ou no mês seguinte para não ter o crédito do seu benefício bloqueado. Exemplo: Se o beneficiário faz aniversário no mês de setembro, a prova de vida poderá ser feita no período de agosto a outubro. Caso não realize o procedimento, o bloqueio do crédito ocorrerá nos meses de novembro e dezembro.

Não consegui fazer a prova de vida no mês de aniversário e não recebi meu benefício. O que fazer?

Deverá procurar qualquer agência do banco em que recebe seu benefício e realizar a prova. O pagamento será liberado na hora.

Estou há mais de três meses sem receber benefício e o banco não quer pagar os atrasados. Como devo fazer?

O banco realizará a prova, mas para receber os atrasados, o beneficiário deverá: acessar o meu.inss.gov.br. Depois de fazer login no Meu INSS, clicar em Novo Pedido. Selecionar o serviço Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido (pode começar a digitar o nome do serviço na barra de pesquisa que o sistema já busca). Preencher os dados solicitados. Concluir o requerimento.

Mais sobre a prova de vida

Tenho mais de 80 anos ou dificuldade de locomoção para comparecer aos bancos. Como devo proceder?

O beneficiário que tiver mais de 80 anos ou dificuldade de locomoção não precisará ir até o banco. Pode solicitar que um servidor do INSS vá até ele ou até mesmo nomear um procurador. Mas, para isso, precisa solicitar um dos seguintes serviços no Meu INSS: Solicitar Prova de VidaDificuldade de LocomoçãoAtendimento à distânciaSolicitar Prova de VidaMaior de 80 anosAtendimento à distânciaCadastrar ou Renovar ProcuraçãoAtendimento à distância.

Posso realizar a prova de vida pelo Meu INSS?

Sim. O beneficiário precisa acessar um dos aplicativos, Meu INSS ou meu.inss.gov.br, e seguir as instruções. Após realizar a prova de vida por biometria facial, o segurado pode consultar o resultado pelo Meu INSS.

Quem não realizar prova de vida terá que ir à Justiça para receber o benefício de novo?

Não. Basta realizar a prova que o benefício será reativado e os atrasados serão pagos atualizados.

Quem não realizou a prova de vida em 2020 e 2021 pode realizar em 2022?

Sim, os beneficiários devem realizar a prova o mais breve possível para evitar o transtorno de terem seus benefícios bloqueados. Quem não fez a prova de vida, os benefícios serão bloqueados de forma escalonada.

Quantas pessoas devem realizar prova de vida por mês?

Aproximadamente 3 milhões de pessoas, até que no final de dezembro os 36 milhões de beneficiários realizem o procedimento.