Luto na política

Morre, aos 78 anos, a ex-primeira-dama do Rio Grande do Sul Judite Dutra

A professora aposentada era companheira do ex-governador e ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra (PT). Judite Dutra estava internada há cerca de 10 dias e morreu na manhã desta sexta (20)

Reprodução
Reprodução
Nas redes sociais, políticos e personalidades públicas manifestaram pesar pela notícia da morte de Judite Dutra nesta sexta (20)

São Paulo – Morreu na manhã desta sexta-feira (20), por volta das 6h, a ex-primeira dama do Rio Grande do Sul Judite Dutra, aos 78 anos. A professora aposentada e companheira do ex-governador e ex-prefeito de Porto Alegre Olívio Dutra (PT) estava internada há cerca de 10 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Instituto de Cardiologia, na capital gaúcha, por complicações de diabetes. O óbito foi confirmado pela assessora de imprensa, Sônia Rösler, na página oficial do político. 

Ainda não há detalhes sobre o sepultamento. Segundo a assessoria, as informações serão atualizadas ao longo do dia. Dona Judite sofria de diabetes severas e, há quase um ano, era submetida a três sessões semanais de hemodiálise. Ela e Olívio Dutra estavam casados há 54 anos. Em fevereiro, eles comemoraram as Bodas de Ouro. Além do ex-governador, dona Judite deixa os filhos Espártaco, de 52 anos; Laura, de 51 anos; e dois netos, Lorenzo e Benício. 

Nas redes sociais, políticos e personalidades públicas manifestaram pesar pela notícia da morte de Judite Dutra. Ou “Dona Ju, como nós acostumamos carinhosamente a chamá-la, reproduzindo o afeto impregnado em cada gesto de Olívio”, conforme escreveu a ex-deputada federal pelo Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila. 

Enaltecimento

Sobre a ex-primeira dama, o Frei Sérgio Görgen também a descreveu ao site Sul 21 como um “mulher gigante, esteio de uma família linda, testemunha e protagonista ao lado do marido de muitos dos momentos mais importantes da história política do RS e das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras. Uma mulher incrível, discreta, mas sempre firme e presente. A Dona Judite, nossa oração e nossa gratidão por uma vida toda comprometida com as causas populares”. 

Colega de legenda, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Valdeci Oliveira (PT), destacou a convivência com Judite e o ex-governador. “Tive o privilégio de poder conviver com ela em diversos momentos pelo Rio Grande afora. A força e o companheirismo da Judite foram fundamentais para a construção da bonita trajetória do Olívio e do próprio PT no Rio Grande do Sul. Que ela possa descansar em paz!”, afirmou.

O também deputado estadual Edegar Pretto, pré-candidato ao governo estadual pelo PT, também enalteceu Judite Dutra. “Hoje perdemos a doçura e a firmeza de uma mulher que sempre esteve ao lado do nosso Galo Missioneiro. Dona Judite, se torna algo que sempre foi, uma estrela! Força ao Olívio, sua filha Laura, seu filho Espártaco, seus netos, familiares e amigos”, declarou.