RECONHECIMENTO

Jornalista da ‘Rádio Brasil Atual’ é novamente finalista do Troféu Mulher Imprensa

Marilu Cabañas, do "Jornal Brasil Atual", concorre na categoria Repórter de Rádio, prêmio que já venceu em 2017

Edwaldo Costa e Heron Marques
Edwaldo Costa e Heron Marques
A jornalista e apresentadora Marilu Cabañas, do programa Jornal Brasil Atual, é a única representante da mídia alternativa

São Paulo – A jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, está novamente entre as finalistas do Troféu Mulher Imprensa. Ela concorre na categoria Repórter de Rádio, na qual já saiu vitoriosa, em 2017. A jornalista e apresentadora do Jornal Brasil Atual é a única representante da mídia alternativa, disputando com Basilia Rodrigues, Renata Carvalho e Camila Carelli (as três da CBN) e Helen Braun (BandNews FM).

Marilu também foi indicada em 2019 ao prêmio, que chega na sua 14ª edição neste ano, e é realizado pelo portal e revista Imprensa. A votação vai até 2 de março e pode ser feita no siteÚnica premiação jornalística do Brasil dedicada exclusivamente ao público feminino, o Troféu Mulher Imprensa reconhece o trabalho das mulheres nas redações brasileiras e premia os talentos de norte a sul do país”, afirma a organização.

Premiações da RBA

Marilu já havia recebido em 2013 o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos pela série de reportagens Voz Guarani-Kaiowá, que retrata a luta da etnia por suas terras, os tekohas – territórios sagrados na cultura indígena – em municípios de Mato Grosso do Sul. Na mesma edição, a então repórter da Rádio Brasil Atual Anelize Moreira recebeu menção honrosa pela série de reportagens Dores do parto. A série mostra a realidade de mulheres que sofreram violência obstétrica, e também das que optaram pelo parto humanizado.

Ainda em 2013, a reportagem Guerreiro de batina, publicada na edição de setembro de 2011 pela Revista do Brasil, de autoria de João Peres e Virgínia Toledo, recebeu menção honrosa no 27º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pela seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS).