DEMOCRACIA EM RISCO

Desfile convoca moradores da zona leste de São Paulo a defender crianças e adolescentes

Entidades de Sapopemba saem às ruas em evento para promover a consciência dos ataques a direitos por meio das mudanças no Conanda

Reprodução
Reprodução
Bloco Eureka: música para alertar contra a ação de desmonte do governo sobre os direitos das crianças e adolescentes

São Paulo – Entidades de defesa das crianças e adolescentes do bairro de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, colocaram ontem (11) um bloco cultural na rua para sensibilizar os moradores da região sobre as perdas de direitos das crianças.

É uma ação que se repete desde 2012, por meio do desfile que “leva alegria por onde passa, mas acima de tudo, conscientização para os moradores da zona leste”, afirma o jornalista André Gianocari, em reportagem desta sexta-feira (11) no ‘Seu Jornal’, na TVT.

“A bandeira do Eureka são as crianças e adolescentes, então, são os direitos das crianças e adolescentes, indiferente do governo, quando estão violando os direitos da criança e adolescentes. O Eureka está protestando, essa é a ideia central”, afirma Sidney Ferreira coordenador do núcleo formação Cedeca.

Um desses ataques se traduz no decreto para reduzir o número de conselheiros do Conanda, o conselho nacional da criança e do adolescente. Além disso, o decreto modificou as regras do órgão para escolha de representantes da sociedade civil.

“Estamos aqui hoje, crianças e jovens, lutando pela construção da cultura e tudo mais. Eu vejo o nosso Presidente hoje tratando da cultura nesse desmonte do Conanda, eu acho que não tem como ter uma visão positiva dele sendo que ele tá destruindo tudo de mais importante que a gente tem”, afirma Pamela Moura, desempregada.

O desfile terminou em frente ao conselho tutelar com apresentação de dança e poesia.

Confira a reportagem do ‘Seu Jornal’