no ar

Com estrutura ampliada, Rádio Brasil Atual estreia programação

Emissora passa a ter serviços de notícias das 7h às 19h. Programação teve início na manhã de hoje (4), com programa 'Nacional Brasil', em parceira com a EBC

CC / imagens usp

Novos equipamentos e grade de programação ampliam acesso do ouvinte a informação de qualidade e plural

São Paulo – Três projetos desenvolvidos ao longo dos últimos meses permitiram a estreia, hoje (4), da programação jornalística ampliada da Rádio Brasil Atual, que agora passa a oferecer 12 horas diárias de jornalismo e entretenimento, de segunda a sexta-feira, a paritr das 7h. O primeiro programa diário, o Nacional Brasil, é resultado de parceira com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e vai ao ar até as 10h, sendo seguido por dois blocos que alternam notícias e programação musical – o primeiro entre 10h e 14h e o segundo, das 14h às 19h.

Em São Paulo e região metropolitana, a Rádio Brasil Atual é sintonizada na FM98,9. Além dela, os canais mantidos pela Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho alcançam o litoral paulista pela FM 93,3 e e o noroeste paulista pela FM 102,7. A fundação é fruto de parceria entre os sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo.

A nova programação estreia ao lado de alterações estruturais importantes que incluem antenas, transmissores, links de internet, linhas de comunicação (tie line), “enfim, recursos que contribuem para a melhoria da qualidade técnica”, afirma o diretor da RBA, Paulo Salvador.

O jornal Nacional Brasil é produzido pela EBC e retransmitido em várias praças do país alcançadas pela emissora ou parcerias. O matutino é ancorado pelo jornalista Sidney Rezende, do estúdio da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que também hoje estreou na emissora pública. O programa é dividido em blocos nacionais e locais. Em São Paulo, o noticiário é apresentado pela jornalista Marilu Cabañas.

Na estreia de hoje, o destaque foi a cobertura, pela repórter Anelize Moreira, da ocupação da Assembleia Legislativa de São Paulo por estudantes secundaristas, que exigem a abertura de uma CPI para apurar os desvios de recursos destinados à merenda escolar na rede pública estadual. Anelize era uma das poucas profissionais de imprensa no plenário – que teve o acesso vetado pelo presidente da Casa, Fernando Capez (PSDB).

Destaques também para uma entrevista ao vivo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que falou sobre os R$ 30 bilhões que a presidenta Dilma Rousseff lançou ontem (3) para a agricultura familiar, e para André Bezerra, presidente da Associação Juízes para a Democracia, que defendeu a suspensão do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff pelo Supremo Tribunal Federal (STF), caso o Senado aprove o parecer da comissão especial.

A expectativa de Paulo Salvador é de crescimento de audiência. “A emissora está sintonizando melhor e, com a nova grade de programação, a tendência é termos crescimento”, afirma. Ele explica que anteriormente a programação fora do horário de notícias era quase que exclusivamente musical e que, agora, os ouvintes terão mais tempo com locução ao vivo e mais serviços, além de muita música. “Hoje passamos pelos resultados das loterias, pela previsão do tempo em todo o país e por informações das condições de trânsito em São Paulo. Teremos cada vez mais informações as mais diversas”, completou.

Sobre a estreia hoje do jornal Nacional Brasil, Salvador diz que recebeu respostas positivas de várias partes do país e que a considera uma vitória do processo planejado nos últimos meses. “Foi um processo que se deu com relativa facilidade, houve muita vontade das duas partes na parceria de fazer acontecer e o resultado foi positivo”, comemora, destacando o bom desempenho da transmissão com ancoragem revezadas em tempo real entre Rio, São Paulo e Brasília.