tendência mundial

Para Haddad, marginais com mais segurança e menos acidentes trarão fluidez ao trânsito

Prefeito de São Paulo deu entrevista à 'Carta Capital' e falou sobre a polêmica em torno da redução da velocidade nas marginais

reprodução/TVT

Haddad citou o caso de Paris: após redução das máximas, acidentes caíram 15% e velocidade média aumentou 18%

São Paulo – Parece contraditório, mas é preciso reduzir a velocidade máxima nas avenidas marginais de São Paulo para aumentar a velocidade média. A afirmação é do prefeito Fernando Haddad. Ele acredita que a redução da velocidade traz mais segurança e, consequentemente, mais fluidez ao trânsito.

Desde segunda-feira (20), a velocidade máxima nas marginais está menor: 50 km/h na pista local, 60 km/h na pista central e 70 km/h na expressa, no caso da Tietê; na Pinheiros, a velocidade é de 70 km/h na expressa e 50 km/h na local.

Em entrevista à TV Carta Capital, o prefeito afirmou existir certa confusão entre as noções de velocidade máxima e velocidade média, e que a medida de redução na capital paulista segue tendência das principais cidades do mundo.

O que nós queremos é chegar mais cedo em casa. Isso tem de ser garantido por uma velocidade média mais elevada. E por que quando se reduz a velocidade máxima, aumenta a média? Pela diminuição dos acidentes. Basicamente, é isso”, explica Haddad.

Para o prefeito, oferecer melhores condições de segurança para os motoristas contribui na redução de acidentes, evitando assim o bloqueio das faixas de rolamento.

“Para a fluidez, se precisa garantir segurança, e segurança é menos velocidade máxima, para garantir mais velocidade média”, conclui o prefeito.

Confira a reportagem completa reproduzida pelo Seu Jornal, da TVT: