desafios

Metalúrgicos do ABC firmam parceria para formação sindical

Convênio foi firmado com Fundação Perseu Abramo e Dieese; primeiro curso é dirigido apenas a dirigentes

Adonis Guerra/ SMABC

A intenção do sindicato em firmar convênio é fortalecer o processo de formação para garantir o futuro da categoria

São Bernardo do Campo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC firmou convênio hoje (26) com a Fundação Perseu Abramo e com o Dieese para realização de cursos de formação sindical. A primeira etapa terá três módulos de 24 horas/aula cada e será ministrada pelo Dieese em conjunto com o departamento de formação do sindicato, apenas para dirigentes. A aula inaugural ocorreu nesta sexta-feira, no Centro de Formação Celso Daniel. As demais atividades, no decorrer do curso, serão ministradas na Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, na regional de Diadema.

Em agosto, começa a segunda etapa, aberta aos trabalhadores da base, mediante inscrição prévia. Será realizada pela Fundação Perseu Abramo, em São Paulo,

“Precisamos fortalecer o processo de formação, e esse convênio será fundamental para isso. É o primeiro passo mais denso do que almejamos. Fortalecer as lideranças é fundamental para o futuro da categoria. Nesse cenário complexo que vivemos atualmente, onde os desafios são cada vez maiores para o trabalhador, a formação ganha ainda maior importância”, disse o presidente do sindicato, Rafael Marques.

O economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, afirmou que a parceria é fundamental para compreender a realidade e as mudanças do cenário político e econômico. “A fundação tem fechado parcerias com diversas entidades e esta com o sindicato é, sem dúvida, muito importante. O curso é no intuito de preparar melhor a sociedade. No contexto atual de mudanças em curso e da transformação, é evidente necessidade de reformas no Estado brasileiro. E por isso, a importância de discutir isso com a sociedade”, disse.

Leia também

Últimas notícias