Resposta

Pelo Twitter, Dilma pede futebol sem racismo e apoia jogador Daniel Alves

Durante partida ontem (28), um torcedor atirou uma banana contra o lateral do Barcelona, que apanhou a fruta e a comeu. ‘Foi uma resposta ousada e forte’, segundo a presidenta

reprodução

Usuários de redes sociais publicaram fotos e mensagens de apoio a Daniel Alves

São Paulo – Em seu perfil no microblogTwitter, a presidenta Dilma Rousseff publicou hoje (28) uma mensagem de apoio à campanha lançada ontem (27) pelo atacante Neymar, do Barcelona, contra o ato de racismo sofrido pelo jogador Daniel Alves, durante partida entre Barcelona e Villareal, pelo Campeonato Espanhol de futebol.

Um torcedor atirou uma banana em direção a Alves quando ele se preparava para cobrar um escanteio. O lateral caminhou até a fruta, pegou-a e a comeu. Na sequência, Neymar publicou uma foto em seu perfil na rede social Instagram acompanhado de seu filho, David Lucca, segurando uma banana, com a hashtag #somostodosmacacos, escrita também em espanhol e inglês.

Pelo Twitter, Dilma afirmou que a campanha de Neymar mostra “que temos todos a mesma origem” e elogiou a atitude de Daniel Alves, dizendo que foi uma “resposta ousada e forte ao racismo no esporte”.

“O Brasil na #CopaDasCopas levanta a bandeira do combate à discriminação racial #CopaContraORacismo”, disse a presidenta pela rede social. “Vamos mostrar q nossa força, no futebol e na vida, vem da nossa diversidade étnica e dela nos orgulhamos”, concluiu.

Centenas de usuários e personalidades usaram as redes sociais para publicar fotos e mensagens de apoio a Daniel Alves e à campanha de Neymar.

O jogador David Luiz usou seu perfil no Facebook para dizer: “Tamo junto Dani! O racismo tem que acabar!”. O clube Barcelona publicou uma nota oficial lamentando a atitude racista de que Daniel Alves foi vítima. O texto diz que o time dá “suporte e solidariedade” ao jogador pelos insultos que recebeu durante a partida.