Valadares

Dilma interrompe férias para inspecionar áreas afetadas pela chuva em Minas

Presidenta fará sobrevoo por Governador Valadares ao lado de Antonio Anastasia e depois terá reunião para definir coordenação de ações emergenciais

Roberto Stuckert Filho/Planalto

Dilma esteve no dia 24 no Espírito Santo, onde se encontrou com o governador Renato Casagrande

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff decidiu hoje (26) interromper as férias iniciadas na véspera para sobrevoar municípios de Minas Gerais afetados pela chuva que cai desde a semana passada. Ela deixou logo cedo a Base Aérea de Salvador com destino a Governador Valadares, onde se encontrará com o governador Antonio Anastasia (PSDB).

Ao chegar à cidade, a presidenta fará um sobrevoo pelas áreas mais atingidas e, depois, participará de reunião de coordenação, no aeroporto, a fim de tratar de medidas emergenciais para o estado. No começo da semana ela sobrevoou o Espírito Santo, também afetado pela chuva. Dilma viajou ontem para a Bahia, onde passa o fim de ano com a família na Base Naval de Aratu, próximo a Salvador.

Até o momento, a Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 34 municípios mineiros, mas outros 47 também foram afetados. Já foram registradas 18 mortes em decorrência das chuvas que, em áreas sem estrutura adequada de contenção, geram alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

A última morte ocorreu na madrugada dessa quinta-feira em Juiz de Fora, onde foi encontrado o corpo de uma mulher. Ela estava dentro de uma casa que desabou. Quase 10 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. De acordo com a Defesa Civil, 6.959 pessoas estão desalojadas e 2.460 desabrigadas. Mais de 7 mil casas foram danificadas e 116, destruídas. Além disso, pelo menos 229 obras de infraestrutura foram danificadas e 112, destruídas.

No Espírito Santo, a chuva já causou a morte de 23 pessoas, de acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado ontem (26), que corrigiu informação anterior de 27 mortes. O maior número de vítimas ocorreu em Colatina (8), seguindo-se Itaguaçu (6), Barra de São Francisco (4), Baixo Guandu (3), Domingos Martins (1) e Nova Venécia (1).

O número de municípios mais afetados é 52 e o de pessoas desalojadas totaliza 61.379, das quais 5.689 foram acolhidas em abrigos e 55.690 estão em casas de parentes e amigos. A Defesa Civil informa que o levantamento das pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica.

Com informações da Agência Brasil.