Comissões da Verdade nacional e de SP debatem repressão contra mulheres

Encontro conjunto será hoje na Assembleia Legislativa do Estado, com a presença da ministra Eleonora Menecucci

São Paulo – A Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a Comissão da Verdade de São Paulo “Rubens Paiva” realizam hoje (25) palestra seguida de debate com o tema “Verdade e Gênero”, sobre a violência sofrida pelas mulheres no período da ditadura brasileira (1964-85). O evento será às 19h, na Assembleia Legislativa de São Paulo, com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menecucci.

A CNV criou, no final do ano passado, um grupo de trabalho que trata da temática das formas de repressão às mulheres na ditadura. O grupo é coordenado por Paulo Sérgio Pinheiro, que também coordena a Comissão.

Os estudos envolvem a violência sexual, mas também a participação das mulheres nos movimentos de resistência e sua atuação na luta pela apuração dos crimes cometidos por agentes do Estado. A apresentação do grupo de trabalho também frisa a “carga extra que a ditadura impôs as mulheres – caso, por exemplo, daquelas que, sozinhas, tiveram de assegurar a sobrevivência de toda a família a partir da morte ou desaparecimento do marido”.

No evento de hoje, haverá também uma homenagem à Inês Etienne Romeu, única sobrevivente da Casa de Morte, centro de tortura da ditadura, em Petrópolis (RJ). O lugar foi desapropriado e declarado como local de utilidade pública pela prefeitura da cidade, em agosto do ano passado. A ideia é transformá-lo num museu voltado para o resgate da memória e da verdade sobre os crimes cometidos pelo Estado durante a repressão. O local era mantido pelo Centro de Informações do exército (CIE), e acredita-se que pelo menos 22 presos políticos tenham sido torturados e mortos dentro dele.

Rosa Cardoso, Maria Rita Kehl e Paulo Sérgio Pinheiro, todos integrantes da CNV, estarão presentes no debate. A ex-presa política e educadora social Maria Amélia de Almeida Teles, assessora da Comissão “Rubens Paiva”, representará a comissão estadual.