UNE começa 8ª bienal nesta terça com destaque para os avanços no Nordeste

Estudantes lutam por maior destinação de recursos para educação e cultura e querem o forró como patrimônio imaterial da humanidade

São Paulo – Aproximadamente 10 mil pessoas são esperadas na 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que começa hoje (22), a partir das 19h, em Olinda (PE). A temática deste ano será “A Volta da Asa Branca”, que celebrará a cultura sertaneja nordestina, além de homenagear o sanfoneiro Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos em 2012. Nesta noite haverá a apresentação da peça Gonzagão – A Lenda, além da apresentação do cantor Lenine e de outros artistas. O evento, que segue até sábado (26), terá oficinas, shows, debates e seminários. 

Segundo o presidente da UNE, Daniel Iliescu, a bienal, além de seu caráter cultural e artístico, tem objetivo de convidar os estudantes a pensar sobre o Brasil. “A bienal é um espaço de discussão. Cada edição do evento é proposta com base em um tema que permita aos estudantes refletirem sobre nossa cultura e nossa identidade”, disse. O líder estudantil explicou que a temática deste ano leva em conta o crescimento e as oportunidades criadas no Nordeste do país.

“A história de Luiz Gonzaga e a de tantos outros pernambucanos, como o ex-presidente Lula (Luís Inácio Lula da Silva), é a de sair do sertão em busca de novas oportunidades de vida. Neste momento, pela primeira vez no último século, temos um fluxo de pessoas em sentido contrário. As pessoas estão voltando para Pernambuco, porque hoje é o Nordeste que oferece melhores condições de emprego. É a região com maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). Esta é uma reflexão sobre a volta dos sertanejos para casa, revertendo uma tendência histórica”, disse Iliescu.

Dentre os artistas convidados estão DJ Patrick Tor4, VJ Mozart, Silvério Pessoa, Elba Ramalho, Fred 04, DJ Incidental, Baião Polinário, Alceu Valença e DJ Bruno Pedrosa. Os shows serão realizadas no Espaço Gonzagão, na Praia de Casa Caiada. Haverá ainda exibições de filmes independentes e de circuito comercial, dentre eles o longa “Gonzaga, de Pai para Filho”. Os debates terão a participação de vários secretários de estado do governo de Pernambuco e do município de Recife. Os shows e algumas outras atividades são abertos para a participação da comunidade local.

Iliescu destacou como ações de grande importância na bienal a aula-espetáculo sobre a história do baião, com a participação dos mestres Camarão e Salatiel, o encontro dos estudantes com J.Borges, que elaborou a comunicação visual do evento, e o seminário “Os estudantes e o voluntariado para a Copa de 2014”. Nesta última, estarão presentes o chefe de gabinete do ministro do Esporte, Vicente Neto, o secretário do Estado de Pernambuco da Copa 2014, Ricardo Leitão, e o secretário de Esportes e da Copa do Mundo do Recife, George Braga.

A 8ª Bienal da UNE será encerrada com a Culturata, marcha político-cultural dos estudantes pelas ladeiras de Olinda, cujo tema é “Carnaval de Pernambuco”. 

O pano de fundo do ato são as reivindicações da UNE. Entre elas, a destinação de 10% do PIB para a educação, a destinação de 2% do orçamento federal, 1,5% do estadual e 1% do municipal para a cultura, e a declaração do gênero musical forró como patrimônio imaterial da humanidade. A Orquestra de Frevo da UNE, Bloco Seu Cuca é Nóis e o Bloco dos Valetes animarão a marcha.

A primeira bienal da UNE foi realizada em 1999, em Salvador, capital da Bahia. O encontro reuniu 5 mil estudantes e artistas como Lenine, Chico César, Jorge Mautner e os Racionais MC’s, e marcou a retomada das ações culturais da entidade, abandonadas desde a perseguição sofrida durante a ditadura (1964-1985).