Sem teto fazem mobilização e ocupações em 12 estados nesta 5ª

São Paulo – Na defesa da reforma urbana, da participação popular e da autogestão nas políticas públicas, integrantes da União Nacional por Moradia Popular (UNMP) vão às ruas nesta quinta-feira […]

São Paulo – Na defesa da reforma urbana, da participação popular e da autogestão nas políticas públicas, integrantes da União Nacional por Moradia Popular (UNMP) vão às ruas nesta quinta-feira (19),  para reafirmar a luta pelo Direito à Moradia e à Cidade. São 25 manifestações em 12 estados.

“Não podemos assistir calados à tragédia urbana que se abate sobre nossas cidades, com milhões de famílias vivendo em áreas de risco, bairros sem infra-estrutura, ameaçadas de despejo e excluídas de nossas cidades”, diz o texto sobre a mobilização nacional. “Defendemos a autogestão como um avanço de qualidade na produção habitacional e na organização das famílias. Queremos avançar para que o Brasil tenha uma política habitacional e urbana que inclua todos e todas.”

Entre as reivindicações ao governo federal, a UNMP inclui itens como política habitacional e urbana para cidades includentes e sustentáveis e a aprovação do proposta de emenda à constituição (PEC) 285/2008, que vincula recursos orçamentários a investimentos em moradia. Eles defendem ainda o fortalecimento do Sistema Nacional de Habitação, urbanização e regularização das favelas e áreas ocupadas, entre outras exigências.

Na noite desta quarta-feira (18), integrantes do movimento por moradia, entre eles, Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, participaram da ocupação de um prédio do Exército no centro de São Paulo. A ocupação foi uma das nove previstas para os dias 18 e 19, pela UNMP.

As manifestações pelo Brasil:

São Paulo
Acampamento em frente à Caixa da Praça da Sé. A concentração será às 9 horas nas escadarias da Catedral da Sé

Goiânia
A partir das 9 horas, em frente ao Jóquei Clube (centro da cidade). A marcha segue até a sede da Caixa (avenida Anhanguera com rua 11).

Belém
Marcha em Defesa da Moradia, com concentração na avenida Padre Eutíquio, próximo ao Shopping Pátio Belém, a partir das 9 horas.

Rio de Janeiro
Manifestação, a partir das 9 horas, em frente à Secretaria Estadual de Habitação e os manifestantes seguirão em passeata até Caixa.

João Pessoa
Panfletagem das 13 às 17 horas, em frente à Caixa (rua Miguel Couto, 221, centro) com o objetivo de reivindicar a desburocratização dos projetos no setor habitacional.

Teresina
A partir das 9 horas, será realizada passeata, saindo da Praça da Liberdade (rua 24 de Janeiro, centro).

Recife
A partir das 9 horas haverá uma manifestação pública no centro da cidade.

Manaus
Haverá passeata com concentração a partir das 8 horas na praça do Congresso.

Paço do Lumiar-MA
Haverá ato público, que será realizado no Conjunto Maiobão, com concentração marcada às 8 h, em frente ao Farol da Educação, na Estrada de Ribamar, com uma parada na Secretaria de Infra-estrutura e na Caixa Econômica Federal, com encerramento no Fórum de Paço do Lumiar.

Santos-SP
Haverá manifestação na Caixa (rua General Câmara, 15, centro).

Jundiaí-SP
Haverá uma caminhada para entrega da carta da UNMP no Escritório de Negócios da Caixa, às 14 h.

Campinas-SP
Haverá panfletagem a partir das 14 h, no Terminal Central de Ônibus.

Sumaré-SP
Haverá panfletagem na avenida 7 de Setembro (esquina com o Bradesco) a partir das 10 horas.