Tecnologia da Unicamp mede conforto em meios de transporte

Um engenheiro da Unicamp desenvolveu um equipamento que poderá auxiliar gestores públicos a medir a qualidade dos meios de transporte do ponto de vista de quem mais interessa: os usuários. […]

Um engenheiro da Unicamp desenvolveu um equipamento que poderá auxiliar gestores públicos a medir a qualidade dos meios de transporte do ponto de vista de quem mais interessa: os usuários. A tecnologia, desenvolvida para a dissertação de mestrado do engenheiro eletrônico Juan Camilo Castellanos Rodriguez, mede a aceleração do veículo e permite captar, com base na norma internacional ISSO 2631, determinados limiares de conforto, relacionados aos fatores dinâmicos dos veículos. 

Ou seja, eventos como aceleração ou freadas bruscas, curvas fechadas e solavancos causados por buracos na pista, entre outros, são medidos e permitem avaliar a qualidade da viagem. O instrumento, que possui um acelerômetro, um módulo de posicionamento global (GPS), um sistema de comunicação via rádio e um cartão de memória SD, transmite automaticamente os dados via rádio para um computador central nos terminais de ônibus.

A intenção, segundo Fabiano Fruett, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e orientador do projeto, é fornecer às prefeituras e operadoras do serviços um mapa sobre a qualidade das viagens realizadas.

O instrumento foi testado no sistema interno de ônibus da Unicamp e teve suas medições comparadas com a sensação de passageiros, que foram orientados a acionar um dispositivo toda vez que sentissem um desconforto durante a viagem. “O que pudemos constatar é que houve significativa correlação entre os eventos que medimos e os apontados pelos voluntários”, informa Rodriguez. O custo do equipamento para fins comerciais é estimado pelos pesquisadores em cerca de R$ 200. 

O desconforto nos ônibus e outros transportes públicos não chega a ser uma novidade para os passageiros. Mas colocar a experiência cotidiana em números costuma ser útil para pressionar o poder público. O acesso da população a dados como os fornecidos por esse equipamento seria bastante interessante. Além do mais, trata-se de tecnologia genuinamente brasileira. Pode ser um ponto de apoio interessante para determinar intervenções mais pontuais e precisas dos entes públicos nos sistemas de transporte.