Peça Facas nas Galinhas mostra a sedução das palavras

Thiago Andreuccetti, Eloísa Elena e Cláudio Queiroz (Fonte: João Caldas / Divulgação Verbena) Uma jovem moradora de um ambiente rural, interpretada pela ótima Eloísa Elena, se questiona a respeito das […]

Thiago Andreuccetti, Eloísa Elena e Cláudio Queiroz (Fonte: João Caldas / Divulgação Verbena)

Uma jovem moradora de um ambiente rural, interpretada pela ótima Eloísa Elena, se questiona a respeito das coisas, numa noite enluarada. Ela é casada com um lavrador rude (Cláudio Queiroz), que se preocupa extremamente com os cavalos, mas não lhe dá a devida atenção, até que vai até um moleiro (Thiago Andreuccetti), responsável pelo moinho onde todos os moradores do vilarejo processam os grãos para fazer farinha. Ela se sente, então, atraída pelo fato dele possuir livros e gostar de escrever.

Esse é o enredo de um dos melhores espetáculos teatrais atualmente em cartaz em São Paulo – Facas nas Galinhas, com montagem do grupo Barracão Cultural. Com texto do escocês David Harrower, a direção é de Francisco Medeiros, indicado ao Prêmio Shell (também foram indicados o cenário e a música) e ao Prêmio CPT. Em sua segunda temporada, a peça segue até 28 de abril, fazendo uma pequena interrupção nos dias 30 e 31 de março, para apresentações na Mostra Oficial 2013 do Festival de Curitiba.

O cenário de Marco Lima é um dos grandes destaques da peça, em função de sua funcionalidade. Em meio a muitos fios que acionam, por exemplo, sinos, um palco circular serve perfeitamente para representar o moinho, assim como, com uma de suas partes levantadas, serve como a entrada do estábulo. Também são representadas ali as duas casas, a da mulher e do lavrador, e a do moleiro. Esse efeito é reforçado pela iluminação caprichada de Marisa Bentivegna, uma das maiores craques do setor. Igualmente valiosa é a trilha sonora de Dr. Morris.

Facas nas Galinhas, portanto, merece muito ser visto como uma verdadeira lição de que a simplicidade pode ser extremamente eficaz e enriquecedora, ainda mais quando se trata de um tema que demonstra a capacidade das palavras de encantar e provocar mudanças consideráveis na vida de uma simples moradora de uma vila rural. E, nesse caso, pode ganhar até ares bastante trágicos.

Serviço
Peça Facas nas Galinhas – Sábado, às 21h; e domingos, às 19h. Até 28/4
Ingressos – R$40
Tucarena – Rua Monte Alegre, 1024. Perdizes. São Paulo/SP
T: (11) 4003-1212

[email protected]