Cantor Emílio Santiago morre, aos 66 anos, e deixa legado de interpretação

Com série Aquarela Brasileira, Emílio Santiago marcou trabalho e ampliou repertório, com interpretações de clássicos da MPB (©reprodução) O cantor Emílio Santiago morreu hoje (20), aos 66 anos, quase duas […]

Com série Aquarela Brasileira, Emílio Santiago marcou trabalho e ampliou repertório, com interpretações de clássicos da MPB (©reprodução)

O cantor Emílio Santiago morreu hoje (20), aos 66 anos, quase duas semanas após sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC), em 7 de março. Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Até o fechamento deste texto, a causa e a hora exata de sua morte ainda eram desconhecidas.

Com sua voz grave e potente, Emílio Santiago revalorizou a figura do crooner e se destacou como um dos mais importantes intérpretes da música popular brasileira.

Emílio Santiago é um exemplo de sucesso iniciado em programa de calouros. Quando estudava Direito, na década de 1970, ele participou de um quadro no programa de Flávio Cavalcanti, na TV Tupi. Em 1973, lançou o primeiro compacto, com as canções Transa de Amor e Saravá Nega, e nunca mais parou. O primeiro LP veio dois anos depois, com canções de compositores consagrados como Ivan Lins, João Donato, Jorge Benjor e Nelson Cavaquinho, entre outros.

Em 1985, Emilio Santiago venceu como melhor intérprete o Festival dos Festivais, da TV Globo, com a canção Elis Elis. Três anos mais tarde, conheceria o grande sucesso de público com o álbum Aquarela Brasileira. Ele inaugurou uma série que rendeu outros seis volumes de mesmo nome, dedicados exclusivamente ao repertório de música brasileira. Vendeu mais de 4 milhões de cópias.

Também gravou tributos a artistas como Dick Farney e regravou clássicos da Bossa Nova e do bolero hispânico. E emplacou sucessos como Saygon, Lembra de Mim e Verdade Chinesa. Ao todo, foram 31 álbuns, incluindo o último, Só Danço Samba (ao vivo), gravado e lançado em 2012, em CD e DVD.

 

Leia também

Últimas notícias