Paulistanos querem mais corredores de ônibus, acesso à saúde e coleta seletiva

Sistema de ônibus faz parte das preocupações da maior parte dos moradores de São Paulo (Foto: Jailton Garcia) Melhorias no sistema de ônibus, implantação da coleta seletiva, agilidade no acesso […]

Sistema de ônibus faz parte das preocupações da maior parte dos moradores de São Paulo (Foto: Jailton Garcia)

Melhorias no sistema de ônibus, implantação da coleta seletiva, agilidade no acesso à saúde e investimento nos profissionais de educação. Essas são algumas das prioridades dos moradores de São Paulo para o ano de 2012. Esse é o resultado da consulta pública Você no Parlamento, que ouviu 33.340 moradores da capital. A consulta é uma parceria da Rede Nossa São Paulo e da Câmara de Vereadores da cidade. Os resultados devem nortear as ações dos vereadores no próximo ano.

A consulta, feita pela internet, aconteceu entre os dias 15 de agosto e 30 de setembro. Cada participante tinha que escolher até cinco prioridades em cada um dos 19 temas.

O assunto de maior adesão foi a prioridade ao transporte coletivo no sistema viário, construção de corredores e melhorias nos ônibus, com 77,4%. Ainda na área de transportes, 58,9% dos entrevistados defendem a diminuição dos preços das passagens e 48,8% querem a construção de mais ciclovias.

Outro tema de sucesso é a coleta seletiva: 75,3% das pessoas defende a implentação da reciclagem em toda a cidade. Na categoria de meio ambiente, as outras prioridades mais votadas foram a despoluição de rios e córregos, com 54,7%, e o combate às enchentes, com 51,8%.

A dificuldade no acesso aos serviços públicos de sáude também sensibilizou os paulistanos. Mais de 75% acreditam que a prefeitura deve garantir agilidade na realização de consultas, exames e cirurgias, enquanto 73% defende a ampliação da rede pública de saúde.

No campo da educação, o investimento na formação, carreira e remuneração dos profissionais da área foi a escolha de 70,4% dos participantes. Em seguida, aparece a preocupação em garantir às crianças acesso a creches e escolas próximos a sua residência, com 57,2%.

O resultado completo da consulta está aqui.

As prioridades apontadas na pesquisa já estão nas mãos dos vereadores e devem ser usadas para planejar ações públicas no próximo ano. “Nossa expectativa é que o orçamento a ser aprovado por esta Casa, no final do ano, reflita os dados desta consulta”, afirmou o coordenador da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew. Apesar de ter contado com respostas de todas as regiões da cidade, a pesquisa foi feita pela internet, o que pode distorcer a representatividade dos resultados. Uma grande parcela dos participantes (60,5%) possui nível superior completo ou incompleto, dado que não corresponde à realidade dos moradores da capital.