Itália X Japão

Japão conta com técnico italiano para bater a Azzurra

Alberto Zaccheroni, ex-técnico de times como Milan, Internazionale e Lazio, busca uma vitória inédita do Japão contra a seleção de seu país natal

EFE/Robert Ghement

O italiano Alberto Zaccheroni afirmou que não cantará o hino de seu país natal em respeito ao Japão

Caso o Brasil consiga vencer o México hoje, na partida das 16 horas, e a Itália obtenha um triunfo contra o Japão no jogo que se inicia às 19h, o grupo A já terá suas duas seleções classificadas para as semifinais da competição. Para evitar a primeira classificação italiana às semifinais do torneio, os japoneses buscam fazer história tentando uma vitória inédita contra os rivais, na Arena Pernambuco, em Recife.

Um dos triunfos da seleção nipônica é seu treinador. Alberto Zaccheroni nasceu em Meldola, pequena cidade do norte da Itália, e conhece bem o futebol do país, com passagens como técnico por times como Milan, Internazionale, Juventus e Lazio. Ele, aliás, já anunciou que não cantará o hino de seu país natal.“Por respeito ao país que confiou a mim a sua seleção, não devo cantar o hino. É verdade que sou italiano. Quer dizer que vou encontrar só oponentes, e não inimigos”, declarou.

Já a forte seleção italiana conta com o talento de Prilo, autor de um dos gols mais bonitos do torneio contra o México, e que é o grande responsável pela coordenação de jogadas da equipe. Em entrevista, ontem, o meia Makoto Hasebe se derramou em elogios ao jogador adversário e prometeu marcação forte. “Pirlo? É o maestro da equipe, um jogador fantástico. Temos que dificultar a vida dele desde o início do jogo. A Itália sempre teve uma grande seleção. Eles são muito sólidos na defesa e extremamente bem organizados.”

Mas as atenções certamente estarão voltadas para o sempre polêmico Balotelli, que marcou o tento da vitória contra os mexicanos. Autor de nove gols em 23 partidas pela equipe, “Super Mario”, como é chamado pelos torcedores, é o artilheiro da Era Prandelli na seleção italiana e pode ser o único atacante na formação que vai a campo hoje à noite.

Cesare Prandelli adiantou em coletiva concedida ontem (18), que fará alterações no time. Quando perguntado a respeito do número de modificações que pode promover na equipe titular, foi misterioso: “Duas, três quatro… No outro jogo nos desgastamos muito”, explicou, se referindo à estreia contra o México, no domingo. O comandante da Azzurra também mencionou como vantagem para os japoneses o fato de terem descansado um dia a mais que os italianos.

 

Ficha técnica

 

Itália x Japão

 

Local: Arena Pernambuco, Recife (PE)

Horário: 19 horas

Árbitro: Diego Abal (Argentina)

Assistentes: Juan Pablo Belatti e Hernan Maidana (Argentina)

 

Itália – Buffon; Abate, Chiellini, Barzagli e De Sciglio; Pirlo, De Rossi, Montolivo, Giaccherini e Marchisio ; Balotelli

Técnico: Cesare Prandelli

 

Japão – Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe, Endo, Kiyotake e Honda; Kagawa e Okazaki

Técnico: Alberto Zaccheroni