Seleção a seleção

Grupo E: Suíça encabeça chave, mas França é favorita

Entre Equador, Honduras, França e Suíça, os herdeiros de Zidane e Platini têm o desafio de superar ausência de Ribéry

© Mohamed Messara/EPA/EFE

Candidatos a lanterna ou a zebra, jogadores de Honduras treinam no Beira-Rio, na véspera da estreia

A bola rola pelo Grupo E no Estádio Nacional Mané Garrincha, às 13h deste domingo (15), em Brasília, entre Suíça e Equador. É o jogo entre o cabeça de chave e os sul-americanos da chave. Às 16h, a favorita França encara a candidata à lanterna Honduras, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

A distância de dois mil quilômetros que separa as duas cidades é muito maior do que a disparidade entre as equipes. Talvez com exceção dos centro-americanos. Após o corte do principal nome francês, Franck Ribéry, os herdeiros de Michel Platini e de Zinedine Zidane terão de superar alguma desconfiança para confirmar o favoritismo.

Os suíços, mais bem posicionados no ranking da Fifa, são cabeça de chave, mas admitem que favoritos são os Les Bleus.

A seguir, são apresentadas fichas de cada seleção. O conteúdo é parte de uma série do Copa na Rede, elaborado pelo Futepoca, sobre os integrantes dos grupos da Copa.

Para cada seleção, um retrato à láFutepoca. Em termos de futebol, uma sinopse do que esperar na Copa 2014, ladeada de um palpite cheio de medo de errar (favorito, vai longe, coadjuvante ou zebra). O craque da história e a melhor posição em copas completam o capítulo do ludopédio.

A política e a cachaça vêm depois. Quase em livre associação (ou em livre busca no Google), figuras do universo político do país são enumeradas. A bebida típica é a pista de como serão comemoradas as vitórias de cada representação (ou afogadas as mágoas das derrotas).

Equador

FUTEBOL
O que esperar:O comando é do colombiano Reinaldo Rueda. Dentro do gramado, quem dá as cartas é o meia Antonio Valencia. Os sul-americanos não perderam em Quito durante as eliminatórias, mas não ganharam como visitantes. O esforço é para se sentir em casa em meio a uma chave aberta, onde há poucos favoritos. Há chances de o país de Rafael Corrêa avançar na competição.
Palpite Futepoca:Coadjuvante
Craque da história:Álex Aguinaga
Melhor posição em copasOitavas de final (2006)
POLÍTICA:
Expoentes:Dolarização, Rafael Corrêa, Revolução Cidadã.
CACHAÇA:
Goró:Canelazo – rum temperado com canela, açúcar.

 

França

FUTEBOL
O que esperar:Principal nome do time, Franck Ribéry era dúvida até a última hora e terminou cortado por contusão. O treinador Didier Deschamps tenta fazer os campeões do mundo de 1998 e algozes do Brasil em 1986 e em 2006 superarem a perda. Os franceses vêm ao país após classificação na repescagem, quando golearam a Ucrânia por 3 a 0, conta exata para assegurar o carimbo no passaporte. Les Bleus foram capazes de grandes feitos quando pouco se esperava, mas também caíram na fase de grupos em 2002 e em 2010. O desafio é mostrar que têm futebol suficiente para fazer bonito no Brasil.
Palpite Futepoca:Vai longe
Craque da história:Zinedine Zidane, Michel Platini
Melhor posição em copasCampeã Mundial (1998)
POLÍTICA:
Expoentes:François Hollande, Nicolas Sarkozy, Jacques Chirac, François Mitterand, Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
CACHAÇA:
Goró:Bordeaux – vinho da região homônima; champagne, cognac, calvados; bourgogne.

 

Honduras

FUTEBOL
O que esperar:Na segunda participação consecutiva em copas, terceira na história, Honduras aposta no trabalho de Luis Fernando Suárez para tentar repetir o feito olímpico, em Londres 2012, quando chegaram às quartas. Atuais campeões centro-americanos, os camisa azul e branco têm como destaque o lateral-esquerdo Emilio Izaguirre, mas dificilmente farão mais do que tentar dificultar a vida dos demais times do grupo.
Palpite Futepoca:Zebra
Craque da história:Gilberto Yearwood
Melhor posição em copasPrimeira Fase (1982 e 2010)
POLÍTICA:
Expoentes:Manuel Zelaya, presidente de fato, Porfírio Lobo.
CACHAÇA:
Goró:Guifiti, bebida garifuna.

 

Suíça

FUTEBOL
O que esperar:A melhor ou uma das melhores gerações futebolísticas da história estará na Copa 2014. Sob a tutela de Ottmar Hitzfeld, os helvéticos começam pelo goleiro Diego Benaglio, expoente da posição no mundo. Tranquillo Barnetta, Gökhan Inler e Philippe Senderos prometem canseira para os favoritos. Terão de lidar com o calor de Salvador e, principalmente, de Manaus, no segundo e terceiro jogos, além dos adversários propriamente ditos.
Palpite Futepoca:Coadjuvante
Craque da história:Josef Hügi
Melhor posição em copasQuartas-de-final (1934, 1938 e 1954)
POLÍTICA:
Expoentes:Neutralidade, Elisabeth Kopp, Carla del Ponte.
CACHAÇA:
Goró:Absinto e Ovomaltine.