Cidades Sede

Porto Alegre: dois estádios de ponta

Série sobre as 12 capitais que recebem jogos da Copa. Capital gaúcha tem nas desapropriações principal alvo de críticas

Portal da Copa/ME-CC-BY 3.0

Colorados recebem os jogos do Mundial

Ao escolher a casa do Internacional como palco da Copa, o Grêmio não poderia ficar para trás. Na prática, Porto Alegre viveu, nos últimos anos, uma reforma em um de seus principais estádios e a construção de um novo. Ainda realizou melhorias no aeroporto Salgado Filho e em obras viárias.

Em uma cidade que se orgulha da participação popular nas tomadas de decisão e na gestão pública, há críticas quanto a desapropriações em bairros localizados nas proximidades do estádio, além de poda e derrubada de mais de cem árvores em avenidas reformadas.

Estádio

Estádio Beira-Rio

Capacidade de público

51.300 pessoas

No mapa

#VaiTerCopa

Melhoria de equipamentos no aeroporto Salgado Filho para operar com nevoeiro; conclusão de ciclovias, alcançando 29 quilômetros na cidade; obras de revitalização da orla do Guaíba e do Cais Mauá; reforma do estádio Beira Rio (e da Arena Grêmio).

#NãoVaiTerCopa

Remoção de famílias em bairros da zona sul (Santa Tereza, Cristal, Vila Dique e Vila Cruzeiro); obras viárias em áreas mais distantes ao Beira-Rio estarão inconclusas para o Mundial; derrubada de mais de cem árvores na reforma da avenida Edvaldo Pereira Paiva; críticas à proibição de vendedores ambulantes.

Vale replay

Lago Guaíba; Pórtico Central e Armazéns do Cais do Porto; Praça da Alfândega.

Ricardo André Frantz/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0
Pôr do Sol no lago Guaíba, em Porto Alegre: cartão postal, perto do estádio da Copa

É disso que o povo gosta

Internacional e Grêmio (IPO 2014)

Foto do Guaíba: Ricardo André Frantz/Commons Wikimedia/CC BY-SA 3.0