Diário do Bolso

Vou dizer aqui os meus sete mandamentos para ser um bom debatedor

Ontem foi o primeiro debate do segundo turno contra o Outro. Acho que deu empate, o que é melhor do que eu esperava

Renato Pizzutto/Band
Renato Pizzutto/Band

Diário, ontem foi o primeiro debate do segundo turno contra o Outro. Acho que deu empate, o que é melhor do que eu esperava. Vou dizer aqui os meus sete mandamentos para ser um bom debatedor.

1-) O primeiro é “Não responder pergunta difícil”. Por exemplo, se o Outro pergunta “por que você não aumentou o salário mínimo?”, eu não posso dizer que foi porque eu tô pouco me lixando pro pobre. Tenho que mudar de assunto. Nem me lembro o que eu disse, mas dei uma enrolada lá e aí o adversário esqueceu de reperguntar.

2-) O segundo mandamento é “Mentir”. Sempre funciona. Por exemplo, o Joaquim Barbosa nunca disse que eu fui o único que não recebeu dinheiro do PT. Mas eu digo isso há um tempão e repeti ontem. E, quando a gente repete uma mentira muitas vezes, ela vira verdade, talkei?

3-) “Torcer a verdade”. Não é tão eficiente quanto mentir, mas também serve. Por exemplo, o dinheiro já estava até reservado pra comprar a Covaxin. Mas a compra não aconteceu porque descobriram a bagaça no meio do caminho. Então o que é que eu digo? Que não teve corrupção porque não houve a compra. 

4-) “Se o assunto fede, sai de perto”. Foi o que eu fiz quando o Outro falou das duas mil crianças que morreram de covid. Não pode velar defunto. Tem que mudar de assunto rapidinho.

5-) “Usar ironia”. É um treco meio difícil, mas eu consigo de vez em quando. Ontem, por exemplo, eu consegui quando disse para a Vera Magalhães: “É um prazer revê-la”. A minha turma adora.

Leia também: Setecentos, Diário! Obrigado, Lira. Você valeu cada centavo

6-) “Ligar o inimigo a outros inimigos”. Fiz isso muito bem, Diário. Liguei Lula ao PCC, ao Marcola, ao cara da Nicarágua, ao cara da Argentina, etc…

7-) “Prometer”. Isso é muito eficiente, porque sempre tem alguém que acredita. Eu falei em auxílio vitalício, em gasolina barata, em não mexer no STF e o escambau. Vou cumprir? Kkk! Debate não tem nada a ver com verdade, talkei?

Enfim, Diário, esses são os meus sete mandamentos. Se eu perder a eleição, acho que posso virar coach de debatedor, não posso? 

Diário do Bolso 700

#diariodobolso