Galinhada

Coreia do Sul 1 x 1 Rússia: tem frango na Copa

Empate fraco tecnicamente foi mais divertido do que preliminar. Gols vieram no segundo tempo, de camisas 11, que precisaram sair do banco para balançar as redes

© José Coelho/EPA/EFE

Akinfeev tentou encaixar chute de longe, a Brazuca escapuliu e entrou. Mais um galináceo para a galeria das Copas

Um jogo corrido, disputado, trombado… Com direito a frango à Kiev, assado pelo goleiro russo Akinfeev. Coreia do Sul e Rússia encerraram a primeira rodada da fase de grupos da Copa 2014 com um jogo sem muito brilho, mas melhor do que a preliminar, quando os anfitriões não saíram do zero com o México (este já pela segunda rodada, calcule bem).

A temperatura estava amena em Cuiabá, pelo menos para os padrões locais. A capital mato-grossense tinha 26º C e brisa de 20 m/s, com umidade moderada, na casa dos 70%. Para russos e sul-coreanos, noite quente.

Histórico da Fifa dá razão a Valcke: democracia ‘dá muito trabalho’

Os gols vieram de camisas 11. Emanaram do banco de reservas, conferidos por jogadores que entraram em campo depois de iniciada a peleja. E os movimentos felizes só se sucederam no segundo tempo. O primeiro gol da partida saiu apenas aos 23 da etapa final, dos pés de Lee Keun Ho. O empate russo veio aos 28, em bate-rebate aproveitado por Kerzhakov.

© Gerry Penny/EPA/EFECoreia do Sul e Rússia estreiam pelo Grupo H
Jogo foi um pouquinho menos feio do que o do Brasil

No tento sul-coreano, o camisa 11 contou com ajuda do goleiro Akinfeev em despretensioso chute de longe, pela direita. O número 1 da representação do país-sede da Copa de 2018 aceitou, no primeiro (ou pelo menos maior) frango do Mundial 2014. Lee Keun Ho entrou no lugar de Park Chu Young, aos 10 do segundo tempo.

No empate, o camisa 11 russo também saiu do banco para resolver. Kerzhakov aproveitou sobra de uma espalmada parcial de Jung Sung Ryong, que não conteve totalmente o chute de Dzagoev (o 10 também saiu do banco para resolver). Méritos ao técnico Fábio Capello, que teve pelo menos sorte, já que as substituições aconteceram três minutos antes.

O resumo da história, na Arena Pananal, foi que teve pouca criatividade. O primeiro tempo foi pior, e se diferenciou do segundo apenas pelos gols e pelos chutes à distância e um cruzamento ou outro na área. Mas como teve um frango… ficou divertido.

Com o resultado, a Coreia do Sul fica na segunda posição do Grupo H, com 1 ponto empatada com a própria Rússia. Bélgica, que venceu a Argélia de virada tem três pontos ganhos, enquanto os africanos ficam com zero.

Jason Lam/Flickr-CC-BY-SAFrango à Kiev
O goleiro russo Akinfeev, em um ângulo em que ele mais parece um peito desossado, recheado, empanado e frito… Como um Frango à Kiev

A próxima rodada do Grupo H será neste domingo (22), com Bélgica e Rússia no Maracanã no Rio de Janeiro, às 13h e Coreia do Sul e Algéria, no Beira Rio em Porto Alegre, às 16h.

Em tempo, uma curiosidade daquelas de almanaque. O frango à Kiev, citado anteriormente, é referência a prato típico da culinária russa, embora Kiev seja, atualmente, capital da Ucrânia. Nos tempos da União Soviética, a cidade era parte do território, e o hábito de comer peito de frango desossado e recheado se espalhou. Há quem diga que, a despeito do nome, a iguaria teria origem mesmo em Moscou.

Foto do Frango à Kiev: Jason Lam/Flickr-CC-BY-SA