Copa 2014

Como em 2002, Felipão renova seleção em busca do hexa

Técnico aproveitou somente cinco jogadores que foram à Copa de 2010. Sem grandes polêmicas, as 'quase surpresas' ficaram restritas a reservas como o zagueiro Henrique

Rafael Ribeiro/CBF

Em convocação sem clamores populares, lista de Felipão trouxe apenas “quase surpresas” como Henrique e Maxwell

Sem grandes surpresas, o técnico Luiz Felipe Scolari anunciou hoje (7) a convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014. A lista traz a marca da renovação, com apenas cinco jogadores repetidos em relação ao time que disputou a Copa da África do Sul. Da lista atual, apenas Júlio César, Daniel Alves, Maicon, Thiago Silva e Ramires estiveram em campo em 2010.

Em uma chamada sem grandes clamores populares, os nomes definidos apenas na lista final, todos reservas, não devem ser surpresa para ninguém. Victor como terceiro goleiro já havia sido convocado antes, como Hernanes no meio-campo, Maxwell na lateral-esquerda. O nome mais polêmico talvez seja o do zagueiro Henrique, que venceu a disputa com Dedé e Réver como quarta opção na zaga.

O número de veteranos de Mundiais anteriores está entre os menores já aproveitados entre uma Copa e outra, igualando as marcas de 1958 e 1978. A mudança também esteve na ordem do dia em 2002, passagem anterior – e vitoriosa – do técnico gaúcho pelo comando da seleção. Naquele momento, o treinador aproveitou seis jogadores que estiveram na França em 1998: Dida, Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo, Denílson e Ronaldo.

Veja a lista completa:

Goleiros
Júlio César (Toronto/CAN)
Jefferson (Botafogo-BRA)
Victor (Atlético-MG-BRA)

Zagueiros
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
David Luiz (Chelsea-ING)
Henrique (Napoli-ITA)
Dante (Bayern de Munique-ALE)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Roma-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Maxwell (PSG-FRA)

Meio-campistas
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Paulinho (Tottenham-ING)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Hernanes (Inter de Milão-ITA)
Ramires (Chelsea-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Hulk (Zenit-RUS)
Bernard (Shakhtar Donetsk-UCR)
Neymar (Barcelona-ESP)
Fred (Fluminense-BRA)
Jô (Atlético-MG-BRA)