Chico Buarque, cantado e contado em show de histórias e músicas

Ao misturar história e música, “História de canções – Chico Buarque” resgata o talento daquele que é considerado um dos mais completos artistas brasileiros de todos os tempos. Com uma […]

Ao misturar história e música, “História de canções – Chico Buarque” resgata o talento daquele que é considerado um dos mais completos artistas brasileiros de todos os tempos. Com uma hora e 40 minutos, o show procura ilustrar com histórias cada uma das canções cantadas no espetáculo.

O responsável pela prosa histórica é Wagner Homem, curador do site oficial de Chico e autor do livro homônimo, um dos mais vendidos em 2009. A performance vocal é feita, de forma brilhante, pelo cantor e compositor Rogério Silva.

No roteiro estão alguns dos vários sucessos musicais de Chico Buarque, como “Pedro Pedreiro”, “Roda Viva” e “A Banda”. Mas uma das histórias interessantes é a que rodeia a música “Ilmo Sr. Ciro Monteiro ou Receita para Virar Casaca de Neném” (1969): Ciro Monteiro, sambista que se notabilizou por tocar samba numa caixa de fósforo, pediu a Chico que lhe fizesse um samba cuja maior palavra fosse “oi”, alegando dificuldade em decorar os textos do amigo, segundo ele, compostos em capítulo. Chico retrucou: “Não, acho melhor ‘nu’”. Mas a canção ficou na promessa. Quando nasceu Silvia Buarque, filha de Chico, Ciro vestiu o bebê com uma linda roupinha do Flamengo. Torcedor do Fluminense, Chico aproveitou a deixa para pagar a promessa com esse bem-humorado samba.

Ao se deliciar com as composições, o espectador viaja pelo passado e pela recente história do Brasil, através dos casos narrados. Os parceiros Tom Jobim e Vinícius de Moraes, como não podia deixar de ser, também aparecem no cenário histórico-musical, abrilhantando ainda mais o espetáculo.

Uma excelente opção para comemorar os 66 anos do autor de “A Banda”, completados em junho último.

Histórias de canções – Chico Buarque

No Teatro FECAP

Dias 21, 22, 28 e 29 de agosto

Sábado às 21h e domingo às 20h

Avenida Liberdade, 532, São Paulo-SP

Ingressos: www.fecap.com.br ou fone 11-3272222

www.ingressorapido.com.br ou fone 11-40031212