Suplicy diz não ao PSOL

Suplicy diz que PSOL se aliaria ao PT em São Paulo se ele fosse o candidato. Lula nega ser contrário a prévias (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado – arquivo) Convidado pelo […]

Suplicy diz que PSOL se aliaria ao PT em São Paulo se ele fosse o candidato. Lula nega ser contrário a prévias (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado – arquivo)

Convidado pelo PSOL para ser candidato à prefeitura de São Paulo em 2012, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) recusou. A iniciativa da legenda formada em 2005 por dissidentes petistas ocorreu dias depois de o parlamentar defender a realização de prévias no PT para definir o candidato.

Os emissários do convite do PSOL, segundo o senador, foram o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e o presidente municipal do partido em São Paulo, o deputado estadual Carlos Giannazi.

“Eu disse a eles que sou filiado ao PT desde a fundação, em 10 de fevereiro de 1980, e não considero sair do Partido dos Trabalhadores”, disse.

Segundo o senador, o PSOL pode até apoiar o PT na disputa municipal caso ele, Suplicy, seja o candidato. “Eles disseram que, se eu vencer a prévia, eles podem fazer uma consulta aos militantes para saber se me apoiam nas eleições”, afirmou.

Diferentemente do que vem noticiando a imprensa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que, na segunda-feira (25), que não se opõe à realização de prévias para escolher candidatos do PT nas eleições municipais de 2012. “Não me oponho. Fui eu que propus a criação de prévias dentro do PT”, afirmou o ex-presidente, ao chegar a jantar oferecido pela revista “Vida Imobiliária”, em um clube na zona sul de São Paulo.

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula e do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.