Repórter da Rádio Brasil Atual vence prêmio de direitos humanos no RS

Jornalista Lúcia Rodrigues foi reconhecida por série de reportagens sobre a desocupação do Pinheirinho, bairro de São José dos Campos, no interior de SP

São Paulo – A repórter da Rádio Brasil Atual, Lúcia Rodrigues, venceu o 29° Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2012, oferecido conjuntamente pelo Movimento Justiça e Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio Grande do Sul (OAB-RS), Secretaria Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores e Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Brasil.

Lúcia foi agraciada com o primeiro lugar na categoria rádio pela série de reportagens sobre a reintegração de posse do Pinheirinho, bairro de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que foi desocupado pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal no início de 2012. Defensores dos direitos humanos e movimentos sociais denunciam uso exagerado da força contra idosos, mulheres e crianças. O prêmio será entregue na próxima segunda-feira (10) no auditório da OAB-RS, em Porto Alegre.

O reconhecimento do trabalho da repórter Lúcia Rodrigues pela sociedade gaúcha é a segunda honraria recebida pelos veículos da Rede Brasil Atual nos últimos dois anos. Em 2011, a Revista do Brasil venceu a 28ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo com uma reportagem sobre a trajetória do arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, realizada pelos jornalistas Virgínia Toledo e João Peres.

Dezenas de reportagens da RBA
Ouça aqui uma das primeiras reportagens das quase 90 produzidas pela Rádio Brasil Atual sobre o ação de desocupação no Pinheirinho. E aqui a notícia sobre o risco ser sido atingida por disparos da Guarda Municipal.