Reportagem da Revista do Brasil é premiada

O perfil do arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, está entre as reportagens vencedoras no XXVII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pela seccional do Rio Grande […]

O perfil do arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, está entre as reportagens vencedoras no XXVII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pela seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS). Os jornalistas João Peres e Virgínia Toledo receberão menção honrosa na categoria “reportagem” por “Guerreiro de batina“, publicada na edição de setembro deste ano da Revista do Brasil.

Capa da edição 63, a matéria parte do aniversário de 90 anos do religioso, completados em 14 de setembro, para lembrar a importância de sua ação em defesa dos direitos humanos e da cidadania. Outros 10 textos foram publicados na Rede Brasil Atual, com base na mesma apuração. Ao todo, foram oito entrevistas com religiosos e defensores de direitos humanos, além de autoridades.

Aliado ao reconhecimento da qualidade jornalística, o prêmio reforça o reconhecimento da figura de dom Paulo. A série de reportagens lembra episódios da atuação de dom Paulo da luta contra a tortura durante a ditadura e pela redemocratização, incluindo a atuação ao lado de movimentos de trabalhadores, da população em situação de rua, da comunidade carcerária, entre outros grupos.

A entrega dos prêmios ocorre no dia 9 de dezembro, às 20h, em Porto Alegre, na sede da OAB-RS. O prêmio é promovido anualmente em parceria com o Movimento de Justiça e Direitos Humanos e está na 28ª edição. O objetivo é estimular a produção dos jornalistas em denúncias de violações e na defesa de direitos humanos. 

A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc) estadual e nacional, além da Secretaria Regional Latinoamericana de la Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación y la Agricultura (Rel-Uita), de Montevidéu, Uruguai.

A temática do respeito aos direitos humanos está presente quase que diariamente na pauta da Rede Brasil Atual – no site desde maio de 2009 e na rádio há sete anos – e em praticamente todas as 65 edições da Revista do Brasil desde junho de 2006.

“O reconhecimento dessa política editorial por intermédio de um dos personagens mais importantes do século 20 premia com chave de ouro o caráter humanista e a qualidade profissional que movem o trabalho de João Peres e de Virginia Toledo. Esse prêmio simboliza, neste momento, a energia que move toda a equipe da Rede”, diz o jornalista Paulo Donizetti de Souza, editor da Revista do Brasil.