Blogueiros do Rio entrevistam prefeito Eduardo Paes

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), recebeu um grupo de blogueiros progressistas para conversar sobre problemas da cidade e ações de seu governo, na noite desta terça-feira (23). Durante […]

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), recebeu um grupo de blogueiros progressistas para conversar sobre problemas da cidade e ações de seu governo, na noite desta terça-feira (23). Durante mais de uma hora, à vontade e direto, Paes respondeu perguntas sobre reorganização do transporte coletivo, comércio ambulante na cidade, democratização da informação e cultura. Ao final, o prefeito não perdeu a oportunidade de falar sobre sua paixão pelo carnaval carioca.

Questionado sobre os problemas de transporte público na cidade, Paes explicou a reestruturação do sistema de transporte público da cidade, com nova licitação para empresas de ônibus, controle da qualidade de atendimento das concessionárias e implantação do bilhete único. “Agora tem regra, contrato, não é conversinha. Tem de ter planilha para haver reajuste”, indicou. 

O prefeito aproveitou o encontro para comemorar a aprovação de meia passagem  nos transportes públicos aos alunos do ProUni (Programa Universidade para todos) e beneficiados por programas de cotas, nesta terça, pela Câmara de Vereadores carioca. O benefício deve entrar em vigor ainda no primeiro semestre, prometeu.

Sobre a política de governo para comerciantes ambulantes, Paes lembrou que em dois anos de mandato, nunca houve guerra entre guarda civil e ambulantes. Entretanto, salientou que a manutenção da paz com os camelôs depende do cumprimento das regras estabelecidas pela prefeitura.

Como exemplo da iniciativa, Paes citou a experiência da Barra da Tijuca, onde trabalham ambulantes credenciados e em barracas padronizadas para “cuidar da estética da cidade”. “Quem está ali respeitando regra vai poder trabalhar”, afirmou.

Cinema e carnaval

Sobre a concentração de espaços culturais na zona sul da cidade e os esforços da prefeitura para ampliar o acesso à cultura no município, Paes enfatizou a criação de Cines Cariocas, a exemplo do que foi inaugurado no Complexo do Alemão, com estrutura 3D.  “Não tem no Rio sala com melhor qualidade que o Cine Carioca”, desafiou.

Para atender à demanda da juventude por informação, o prefeito apresentou o projeto de praças de conhecimento, já em obras. Ele garantiu que as praças contarão com uma verdadeira nave do conhecimento. “Será uma espécie de lan house pública 24 horas”, descreveu.

“Você democratiza informação quando dá internet para todo mundo”, apontou Paes. A primeira praça do conhecimento deve ser inaugurada no segundo semestre.

Já no final da entrevista, Paes declarou seu amor pelo carnaval carioca. “Sou suspeito porque gosto muito… Mas não há nada mais sensacional que o carnaval de rua no Rio”, resumiu.

Em sua análise, o carnaval na cidade atrai turistas e moradores porque é espontâneo. Segundo ele, em seu governo o primeiro mandamento do carnaval é que não haverá cobrança do carnaval de rua.

 Confira a entrevista de blogueiros do Rio com o prefeito Eduardo Paes.