Ativistas LGBT pedem apoio para lei sobre orientação sexual no Rio de Janeiro

São Paulo – Ativistas de movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do Rio de Janeiro organizam manifestações nesta quarta-feira (1º) diante da Assembleia Legislativa. Eles pressionam pela […]

São Paulo – Ativistas de movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do Rio de Janeiro organizam manifestações nesta quarta-feira (1º) diante da Assembleia Legislativa. Eles pressionam pela aprovação, em segundo turno, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 23/2007, que inclui a orientação sexual na Constituição do Rio de Janeiro como um dos direitos fundamentais.

A PEC 23/2007 é resultado da I Conferência Estadual de Políticas Públicas LGBT, realizada em 2008, convocada pelo governo do Rio. A autoria da proposta é do deputado Gilberto Palmares (PT). Segundo o Blog do Pablo Brandão, a concentração começa às 16h.

Em maio, o governo do estado apresentou uma campanha publicitária, Rio Sem Homofobia, que exibiu inserções na televisão, rádio e outdoors sobre o preconceito contra homossexuais.