Lista

Alemanha, Coreia do Sul e Honduras também convocaram

Entre um favorito ao caneco e candidatos a coadjuvante dos menos relevantes, realidades futebolísticas bastante diversas.

Steindy/Wikicommons/CC-BY-SA

Joachim Low, técnico da Alemanha, chamou 30 para ficar com 23

O técnico alemão Joachim Löw, o colombiano Luis Fernando Suárez, que comanda Honduras, e o sul-coreano Hong Myung-Bo definiram suas convocações de preparação para a Copa do Mundo 2014, no Brasil.

No caso dos europeus, a chamada teve 30 nomes, e a ausência mais notória foi do atacante Mario Gomez, da Fiorentina, titular na Euro 2012 que passou a conviver com diversos problemas físicos no último ano. Até dia 16 de maio, sete vão passar pela tesoura. Apenas cinco dos jogadores atuam fora da Alemanha, quatro na Inglaterra, um na Itália.

A Coreia do Sul vem com seis atletas que jogam em clubes no próprio país. Nove, atuam em clubes europeus (alemães e ingleses). Quatro, no Japão; três, na China e um joga na Arábia Saudita.

No caso dos hondurenhos, os 23 já encaminharam o pedido de visto para o Brasil. Por lá, nove atuam em times nacionais, quatro nos Estados Unidos, sete em países europeus (incluindo dois na Escócia), um na Costa Rica e outro na China. Jorge Claros está sem equipe.

A seleção do Irã foi outra que fez uma pré-lista, que deve se tornar definitiva até 2 de junho. Somente dez dos convocados pelo técnico português Carlos Queiroz atuam em campeonatos fora do país, sendo o mais célebre Javad Nekounam, que joga no Kuwait.

Entre um favorito ao caneco e candidatos a coadjuvante dos menos relevantes, realidades futebolísticas bastante diversas.