Desilusão (mais uma)

Brasil perde por 3 a 0 para a Holanda e termina em 4º lugar

Seleção sofre com falhas da defesa, toma dois gols no primeiro tempo e não consegue reação

ROBERT GHEMENT/EFE

Oscar até tentou, mas não resolveu para o Brasil

A seleção brasileira decepcionou mais uma vez. A derrota agora aconteceu na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo de 2014, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.  Tomando dois gols ainda antes da metade do primeiro tempo, a equipe não conseguiu reagir diante da Holanda e terminou na quarta posição do torneio.

A bem da verdade, os dois tentos holandeses contaram com a ajuda da arbitragem. A seleção, que entrou com Maxwell, Paulinho, Willian e Jô no lugar de Marcelo, Fernandinho, Hulk e Fred teve sua defesa vazada aos 3 minutos, quando os europeus aproveitaram uma brecha pela lateral esquerda da equipe. Robben foi derrubado por Thiago Silva fora da área, mas caiu dentro e foi assinalado pênalti. Van Persie não perdeu e fez 1 a 0 para a Holanda.

Os comandados de Felipão mais uma vez sentiram o gol e, aos 17, tomaram o segundo tento. De Gusmán, impedido por pouco pelo lado direito do ataque, avançou quase até a linha de fundo e cruzou. David Luiz, em um erro primário, cabeceou para dentro da área e Blind, totalmente livre, teve tempo de dominar antes de chutar na saída de Julio Cesar.

O time brasileiro abusava da ligação direta e mostrou certo descontrole com jogadores fora de função, avanços de David Luiz com Luiz Gustavo compondo a zaga, e um meio de campo inoperante. Quem reclamava de Fred viu que Jô também não fez grandes coisas, já que atuar como centroavante em um esquema no qual a bola pouco chega na área (ou só vem com chutões) é complicado. Willian também não fez o que se esperava dele e o destaque na etapa inicial foi Oscar, que se movimentou mais pela meia, não se restringindo somente ao lado direito do ataque.

No segundo tempo, Felipão promoveu algumas alterações, voltando do intervalo com Fernandinho no lugar de Luiz Gustavo. O volante poderia ter sido expulso quando fez falta violenta em Van Persie, mas ficou barato. A Holanda abdicou do ataque, esperando mais o Brasil em seu campo de defesa e apostando nos contra-ataques.

Aos 11, Hernanes entrou no lugar o mais uma vez inoperante Paulinho, mas o Brasil mesmo chegando um pouco mais aproveitando o espaço dado pela intermediária europeia, errava o último passe para o gol. Hulk entrou no lugar de Ramires, e também não alterou o cenário, passando pela Copa do Mundo sem marcar um gol sequer.

No fim, quando tudo parecia decidido, gol da Holanda. Aos 47, Robben e Janmaat trocaram passes e Wijnaldum, sem marcação, finalizou no contrapé de Júlio César e sacramentou a vitória dos europeus, que asseguraram o terceiro lugar.

Daqui a pouco, o relato completo.