Ataque contra defesa

Japão e Grécia ficam no 0 x 0 na Arena das Dunas

Partida de nível fraco foi marcada por postura ofensiva do Japão, frustrada pela defesa grega. Empate classificou a Colômbia, líder do Grupo C

Kamil Krzaczynski/EFE

Pelo gol que perdeu, Okubo tem muito o que lamentar. Pelos que não levou, Karnezis pode até comemorar

Japão e Grécia empataram em 0 x 0 na noite desta quinta-feira (19), na Arena das Dunas, em Natal. Foi um jogo fraco tecnicamente, marcado pelo ímpeto ofensivo dos japoneses, que buscaram o gol o jogo todo e foram parados pela forte defesa grega – e um tanto por sua falta de criatividade. Mesmo assim, a partida teve lances de emoção, com gols perdidos e defesas dos dois goleiros.

O jogo começou com o Japão buscando o jogo e tentando tabelas para entrar na área grega. A efetividade, no entanto, não foi muito grande. Os japoneses tinham a bola, giravam, mas criaram poucas chances reais de gol e o goleiro Karnezis não teve grande trabalho.

Do lado grego, a tônica não foi novidade: marcação recuada, tentativas de contra-ataques rápidos e jogadas de bola parada. Com essa estratégia, ficaram muito pouco tempo com a bola, mas conseguiram algumas finalizações efetivas que deram trabalho ao arqueiro Kawashima.

A lógica do jogo não parecia ter motivo para se alterar. O Japão tentava e a Grécia contra-atacava. Até que Katsouranis fez uma falta desnecessária e recebeu o segundo cartão amarelo: expulsão aos 37 do primeiro tempo que poderia causar uma reviravolta na partida.

Só que não. Em desvantagem, a Grécia se fechou um pouco mais – se é que isso era possível – e deixou apenas um atacante, Gekas, isolado na frente. E o Japão continuou rodando a bola, rodando, rodando, e nada.

Tanto que os gregos conseguiram assustar primeiro na segunda etapa, em mais uma jogada de bola parada. A cabeçada exigiu uma grande defesa de Kawashima.

Foi só lá pelos 20 minutos que o Japão conseguiu chegar, e com muito perigo. Jogada rápida de Kagawa pela direita, Ushida cruza e a bola passa por toda a área até chegar a Okubo, que, sozinho, chutou para (muito) fora. Dois minutos depois, foi a vez do camisa 2 Ushida perder uma grande chance. Bola cruzada da esquerda, um bate-rebate na pequena área grega, e ele chegou de carrinho para finalizar, novamente sem sucesso.

Os dois lances mostram outra jogada bastante repetida pelos japoneses: mesmo menores fisicamente, insistiram em cruzamentos por toda a segunda etapa, principalmente com Ushida. A barreira grega à frente da área impedia jogadas de infiltração e os japoneses pouco usaram os chutes de longa distância.

Aos 44, num raro momento de contra-ataque a favor do Japão, Okubo recebeu o passe na entrada da área e foi derrubado. Endo bateu a falta direto, no canto esquerdo de Karnezis, que fez bonita defesa.

E foi isso. O terceiro empate sem gols da Copa classificou a Colômbia, que venceu a Costa do Marfim na partida de abertura desta quinta. Os três times restantes chegam com chances na última rodada, com vantagem para os africanos, que ocupam a segunda posição com três pontos.