Seleção a Seleção

Grupo D: o Grupo da Morte tem três campeões e sete mundiais conquistados

Uruguai encabeça chave que tem Itália e Inglaterra. Sobra para a Costa Rica a condição de favorita. À lanterna...

DANIEL DAL ZENNARO/EFE

Balotelli, com o calor de Manaus, certamente vai suar a camisa hoje

Itália e Inglaterra abrem as atividades do Grupo D neste sábado (14), na Arena da Amazônia, às 19h. No mesmo dia, às 16h, no Castelão, em Fortaleza, o cabeça de chave Uruguai enfrenta a Costa Rica. Com esses participantes, a chave promete ser a mais disputada da atual edição do Mundial de futebol.

O calor úmido de Manaus pode até fazer os atletas sofrerem em campo, mas o Grupo da Morte tem essa alcunha por reunir, pela primeira vez na história, três campeões do mundo em uma mesma chave. Somados os dois canecos do Uruguai (1930 e 1950), o da Inglaterra (1966) e os quatro da Itália (1934, 1938, 1982 e 2006) alcançam sete conquistas. Completa o quarteto a Costa Rica e sua pouca tradição.

A seguir, são apresentadas fichas de cada seleção. O conteúdo é parte de uma série do Copa na Rede, elaborado pelo Futepoca, sobre os integrantes dos grupos da Copa.

Para cada seleção, um retrato à láFutepoca. Em termos de futebol, uma sinopse do que esperar na Copa 2014, ladeada de um palpite cheio de medo de errar (favorito, vai longe, coadjuvante ou zebra). O craque da história e a melhor posição em copas completam o capítulo do ludopédio.

A política e a cachaça vêm depois. Quase em livre associação (ou em livre busca no Google), figuras do universo político do país são enumeradas. A bebida típica é a pista de como serão comemoradas as vitórias de cada representação (ou afogadas as mágoas das derrotas).

Costa Rica

FUTEBOL
O que esperar:

Se nas três participações anteriores os costa-riquenhos sempre enfrentaram campeões mundiais na primeira fase, em 2014 a única coadjuvante no Grupo da Morte tirou o “azar grande”, Em meio a três campeões mundiais – somados, há sete títulos na galeria dos concorrentes – a seleção centro-americana comandada por Jorge Luís Pinto aposta na retranca para surpreender. Ou pelo menos atrapalhar com dignidade. O goleiro Keylor Navas é o principal nome, especialmente depois da fratura no pé direito sofrida pelo centroavante Álvaro Saborio.

Palpite Futepoca:Zebra
Craque da história:Alejandro Morera
Melhor posição em copasOitavas-de-final (1990)
POLÍTICA:
Expoentes:País sem exército, Laura Chinchilla Miranda, Óscar Arias Sánchez
CACHAÇA:
Goró:Guaro – rum nacional

 

Inglaterra

FUTEBOL
O que esperar:Após a eliminação precoce em 2010, diante da Alemanha nas oitavas, a Inglaterra passou por uma renovação. A combinação do sangue novo com medalhões é a estratégia do técnico Roy Hodgson. Desde 1990, os Três Leões do escudo da federação andam com poucos dentes: não passam das quartas. Jovens de menos de 20 anos, como o atacante Raheem Sterling, o lateral-esquerdo Luke Shaw e o meia Ross Barkley formam o motor do time, ao lado dos consagrados Frank Lampard, Steven Gerrard e Wayne Rooney. Não bastasse ter outros dois campeões mundiais na chave, no primeiro jogo, o calor úmido de Manaus, às 14h, promete ser adversário.
Palpite Futepoca:Coadjuvante.
Craque da história:Bobby Charlton, Stanley Matthews, George Best.
Melhor posição em copasCampeã do mundo (1966).
POLÍTICA:
Expoentes:Rainha Elizabeth, Tony Blair, Gordon Brown, Margareth Thatcher.
CACHAÇA:
Goró:Gin, feito de cereais e zimbro.

 

Itália

FUTEBOL
O que esperar:Uma camisa tetracampeã que passou invicta nas Eliminatórias, mas que não vence em amistosos há sete pelejas (não, o jogo com o Fluminense não foi considerado amistoso). Para tentar mitigar o papelão de 2010, quando a então campeã caiu ainda na primeira fase, o treinador Cesare Prandelli não abriu mão dos campeões de 2006, como o eterno goleiro Gianluigi Buffon e o meia Andrea Pirlo, mas trouxe ao Brasil os zagueiros Bonucci e Chiellini e o atacante Mario Balotelli – a figura polêmica da Azzurra. Uma fratura na tíbia tirou o meia Montolivo da Copa, e o atacante Stephan El Shaarawy, promessa da nova geração, foi preterido pela sucessão de contusões. Com a bola rolando, a garantia é de marcação cerrada e contra-ataques perigosos. Figurar no Grupo da Morte pode ser o desafio que falta para cacifar um favorito ou a corda suficiente para repeteco de um fiasco.
Palpite Futepoca:Vai longe.
Craque da história:Gianni Rivera, Giuseppe Meazza, Paolo Maldini.
Melhor posição em copas:Quatro títulos mundiais (1934, 1938, 1982 e 2006).
POLÍTICA:
Expoentes:Sílvio Berlusconi, Massimo D’Alema, Aldo Moro.
CACHAÇA:
Goró:Barolo, Valpolicella, Chianti e outros vinhos de regiões variadas. Além da grappa, aguardente de uva.

 

Uruguai

FUTEBOL
O que esperar:Cabeça de chave no Grupo da Morte, os quarto colocados de 2010 vêm com um baleado Luís Suárez como principal estrela. Diego Fórlan está no elenco do técnico Oscar Tabárez, assim como o atacante Edinson Cavani e o zagueiro Diego Godín. O bicampeonato mundial da Celeste foi conquistado há 64 anos, no Brasil. Com idade para serem bisnetos dos algozes do Maracanazo, os jogadores do Uruguai contarão com a mística para tentar repetir o feito. Para começar, precisam digladiar-se com outros dois campeões mundiais, ainda na fase de grupos.
Palpite Futepoca:Vai longe.
Craque da história:Schiaffino.
Melhor posição em copas:Duas vezes campeão mundial (1930 e 1950).
POLÍTICA:
Expoentes:Pepe Mujica, Tabaret Vasquez, Blancos e Colorados.
CACHAÇA:
Goró:Tannat – uva recuperada pelos uruguaios como varietal para produzir vinho.

 

Edinson Cavani