Prepara

Amistosos de seleções verdes: México vence, Nigéria empata

Partida dos mexicanos ante Israel foi marcada por homenagem ao atacante Blanco, que se despediu da seleção. Reservas da Nigéria ficaram só no empate contra a Escócia

Fotopedia / CC 2.0

Blanco despediu-se do time mexicano. Na foto, o México enfrenta a França, na Copa de 2010

A quarta-feira (28) teve amistosos preparatórios para a Copa de duas seleções que vestem camisas verdes. México e Nigéria foram a campo em situações bastante diversas.

A seleção mexicana venceu o time de Israel por 3 a 0 na noite de quarta, na Cidade do México, auxiliada por duas falhas do goleiro Harush. Foi uma bela despedida de sua torcida rumo à Copa, já que este foi o último jogo em casa antes do Mundial.

O resultado deixou o clima bom para uma outra despedida: do atacante Cuauhtemoc Blanco, aquele que inventou um drible estranho em que pulava com a bola presa entre os pés para sair da marcação. O jogador, que defendeu a seleção mexicana por 15 anos, começou a partida em campo e foi substituído aos 39 minutos do primeiro tempo.

Com a bola rolando, o México abriu o placar com o camisa 7 Layún aproveitando falha do goleiro israelense ainda no primeiro tempo. O mesmo jogador aumentou aos 17 do segundo tempo, em chute de longe, novamente com falha de Harush. O terceiro saiu aos 40 minutos, com Fabian.

Apesar da vitória e da festa para Blanco, a torcida mexicana saiu com uma pulga atrás da orelha por causa de uma aparente lesão do goleiro José Corona, retirado de maca do gramado após um choque de jogo contra um atleta adversário.

Os mexicanos farão mais dois amistosos antes da Copa, os dois nos EUA. Pegam a Bósnia Herzegovina no dia 3, em Chicago, e um desafio muito maior no dia 6, quando enfrentam Portugal.

O México estreia na Copa do Mundo contra Camarões, no dia 13 de junho. A partida faz parte do Grupo A, que ainda tem Croácia e Brasil. O duelo contra os brasileiros está marcado para o dia 17 de junho, no Castelão, em Fortaleza.

Nigéria só empata

A Nigéria foi a campo na tarde de quarta contra a Escócia, no estádio Craven Cottage, em Londres. O resultado foi um sofrido empate em 2 a 2. Os africanos precisaram buscar a igualdade por duas vezes, a segunda já nos acréscimos da etapa final.

Além de a Escócia ser um rival com tradição (pelo menos mais que Israel, no caso do México), os Superáguias têm uma outra boa desculpa para a raiva pela qual passou seu torcedor passou. Com o objetivo de testar reservas para definir os sete jogadores a serem cortados da pré-lista de 30 nomes apresentada pelo treinador Stephen Keshi, a opção foi poupar todos os titulares.

Na história do jogo, os conterrâneos de William Wallace abriram o placar logo aos dez minutos, num genial toque de calcanhar de Mulgrew. A Nigéria empatou aos 41 minutos com Uchebo, num chute de fora da área que desviou na zaga e enganou o goleiro escocês.

O segundo gol escocês foi marcado pelo zagueiro nigeriano Egwuekwe, o que provavelmente tirou uma das dúvidas do “professor” Keshi sobre a lista de cortados. Por fim, Nwofor, que saiu do banco de reservas, empatou novamente, já nos acréscimos, numa bobeira generalizada da zaga escocesa.

A Nigéria estará no Grupo F da Copa, com Argentina, Bósnia e Irã. A estreia será dia 16, contra os iranianos, na Arena da Baixada, em Curitiba. Antes disso, terá outros dois amistosos para testar a equipe. No dia 3, contra a Grécia, e no dia 7, contra os Estados Unidos, ambos na terra de Chuck Norris.