Sobrevivência pela literatura e com oficinas

Livro de contos discute vida urbana. Junto do lançamento, autora promove oficinas de literatura

(Foto: Divulgação)

A escritora e blogueira Márcia Bechara lança o livro Métodos Extremos de Sobrevivência no dia 7 de julho, em São Paulo. A obra foi premiada pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo (ProAC), e traz, na capa, imagem cedida Marina Bychkova, bonequeira russa radicada no Canadá.

Uma semana após o lançamento, a autora promove três oficinas literárias. “Subversões (Terrorismo Poético e Chá da Tarde)” se dedica às autoras Adélia Prado e Clarice Lispector, além de textos da áustriaca vencedora do Nobel de Literatura de 2004 Elfriede Jelinek e da historiadora francesa Michelle Perrot. Tudo para fomentar a produção autoral dos participantes.

O livro é dedicado a contos com instruções (ou sugestões) de como sobreviver à vida urbana. “Estes são pequenos relatos de sobreviventes, minha contribuição cartográfico-afetiva para nosso estado de sítio”, avisa no prefácio. “As histórias que se seguem não são rotas de fuga, são rotas de colisão”, completa.

Ilustrações de Tulipa Ruiz abrem cada capítulo. O texto é carregado de ironia e humor, mas também com doses de redenção e esperança. A apresentação do volume é de Ivan Marques, professor titular de Literatura Brasileira da USP.

O livro é editado pela Publisher Brasil (R$ ) e será lançado dia 7 de julho. As oficinas nos dias 14, 16 e 17 de julho, no Sesc Pinheiros. Leia mais no blogue da obra.