pauta ambiental

Lula se reúne com ativistas dos direitos dos animais

Militantes querem criação de Secretaria Nacional de Direito Animal, fim do uso da tração animal e da pesca e da caça esportiva e o combate ao tráfico de animais

Cláudio Kbene
Cláudio Kbene
Lula defendeu a eleição de parlamentares comprometidos com os direitos dos animais e a pauta ambiental

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta segunda-feira (14) com representantes de entidades que atuam na defesa de direitos dos animais. A agenda foi promovida pela Setorial de Direito Animal do PT para marcar o Dia Nacional dos Direitos Animais. E destacou a relação direta entre os direitos dos animais com a proteção ambiental e direitos humanos, e como esses direitos são violados. Por exemplo, com a matança de jumentos para produção de colágeno. Ou com o transporte de gado em condições precárias em navios lotados para abate em outros países.

Entre as demandas apresentadas estão a criação de uma Secretaria Nacional de Direito Animal, a implementação de um programa permanente de esterilização de cães e gatos e de SUS e Samu para animais. Além desses itens, as entidades pedem o fim do uso de tração animal e da pesca e da caça esportiva. Por outro lado, pedem o estímulo à alimentação vegetariana e o combate ao tráfico de animais silvestres.

Silvana Andrade, da Agência de Notícias do Direito Animal (Anda), falou em retrocessos nos últimos anos no Brasil também na questão dos direitos dos animais. Segundo ela, diferentes representantes reconheceram a credibilidade da liderança de Lula para dar visibilidade à causa. E também para encaminhar a construção de política públicas de proteção. Por defender os animais, a agência, segundo Silvana, tem sido vítima constante ameaças e ataques virtuais.

Educação ambiental

A atriz e ativista Luísa Mell disse a Lula que a proteção dos animais é “fundamental para nossa existência na terra e para uma sociedade justa, ética e sustentável”. Porém, observou que causa ficou de lado nos últimos anos. “Esta é a última década para determinar o futuro da humanidade. Então, só um líder corajoso, revolucionário e consciente pode salvar o futuro da humanidade. Eu acredito que seja o senhor.”

Lula ressaltou a importância das questões apresentadas, mas que como não se resolvem em um mandato, dependem de um trabalho de educação ambiental. “A gente tem uma caminhada. Um governo, embora não possa fazer tudo, tem que ter uma porta aberta para fazer o que tem que ser feito”, disse. Ele destacou também a importância de a sociedade eleger parlamentares que compartilhem as mesmas ideias. Além disso, alertou para a necessidade de relação civilizada entre os entes federados para divisão de responsabilidade sobre as questões ambientais.

A socióloga Rosângela Silva, a Janja, namorada de Lula, levou ao encontro as cachorras Paris e Resistência, criadas pelo casal. Adotada pela vigília Lula Livre, em Curitiba, Resistência foi presenteada a Lula e ganhou o certificado de “Embaixadora Canina de Adoção Animal”.