Em uma semana, cinco trabalhadores da CPTM morreram atropelados em São Paulo

Duas mortes aconteceram nesta sexta; três na madrugada do domingo. Para Sindicato dos Metroviários, mortes são resultado de abandono do setor no estado

O sindicato afirma que as mortes desta sexta não ocorreriam se os trabalhadores não precisassem fazer inspeções em horários de pico (Foto: Divulgação/ Felipe Moura/ Flick)

São Paulo – Dois funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) morreram atropelados, nesta sexta-feira (2), por um trem da empresa. Edgar Antônio Dalbo, 55 anos, e Antônio Camilo Severino, 63, inspecionavam uma linha quando foram atingidos por uma composição. O acidente ocorreu por volta das 10h, em Barueri, na região metropolitana da capital. Ambos os funcionários trabalhavam na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi).

Foi o segundo acidente com mortes, em linhas da CPTM – vinculada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo –, em menos de uma semana. No último domingo (27), morreram também atropelados quando faziam testes em um dos trens três funcionários da estatal: o engenheiro Marcio Luís Alves de Souza, o técnico Sérgio Eduardo Batista de Oliveira e o espanhol José Julian de Dios Clarament. Outro trabalhador, Cauê Arnaud Gruber, sofreu ferimentos leves. O acidente do domingo ocorreu por volta das 4h30, perto da estação Belém, na zona leste da capital.

Em nota, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo atribuiu as mortes ao abandono e à falta de investimentos nos transportes públicos no estado de São Paulo. “Faltam funcionários, novas linhas que possam atender a demanda da população e trens. O resultado é um verdadeiro sufoco para a população e também para os trabalhadores do Metrô e da CPTM, que têm de se desdobrar para prestar um serviço de qualidade à população, muitas vezes arriscando as próprias vidas”, avalia.

O sindicato afirma ainda que as mortes desta sexta não ocorreriam se os trabalhadores não precisassem fazer inspeções na via em horário de pico. Procurados, representantes do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo não foram localizados para comentar o episódio.

A CPTM informou que apura as causas dos dois acidentes e que está dando apoio às famílias dos empregados mortos.

Com informações da Agência Brasil