CUT confirma para o Anhangabaú a comemoração do 1º de maio

Atividades começam no dia 25, com uma mostra de cinema Brasil-África (Foto: Divulgação) São Paulo – A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) confirmou nesta terça-feira (19) que […]

Atividades começam no dia 25, com uma mostra de cinema Brasil-África (Foto: Divulgação)

São Paulo – A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) confirmou nesta terça-feira (19) que as atividades do 1º de maio na capital paulista serão realizadas no Vale do Anhangabaú na região central. Anteriormente, o evento estava marcado para o Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, na zona sul.

A mudança refere-se apenas às atividades de 30 de abril (manifestações culturais) e do próprio dia 1º, quando haverá ato cultural com os atores Celso Frateschi e Danny Glover, exposições, feiras, gastronomia e show de Mart´nália, banda Ilê Ayê (Bahia), Rappin´Hood, Dog Murras (Angola), Chico César e Martinho da Vila. O 1º de Maio deste ano discutirá as relações entre Brasil e África.

Segundo o  presidente da CUT paulista, Adi dos Santos Lima, as demais atividades não sofreram alteração. Assim, no próximo dia 25, das 18h às 22h30, haverá uma mostra de cinema Brasil-África no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo. Estão programados também workshop internacionais e oficinas culturais no dia 28, no Museu AfroBrasil, no Parque do Ibirapuera. No dia 29, a partir das 9h, será realizado seminário no Sesc Vila Mariana com o tema “Desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social  – Os desafios da relação Sul-Sul”.

A Promotoria de Habitação e Urbanismo, do Ministério Público Estadual (MPE), obteve liminar que proíbe a realização de eventos no Parque da Independência. A decisão foi do juiz Valentino Aparecido de Andrade, da 10ª Vara da Fazenda Pública. Em 2007, a Promotoria já havia entrado com ação civil pública (ACP) contra a Prefeitura de São Paulo e a CUT – naquela ocasião, a Prefeitura havia concedido autorização para a central comemorar o 1º de Maio no mesmo local. Diante da intenção da CUT de realizar o evento este ano, o pedido foi reiterado na semana passada pelo promotor de Justiça Fernando Bolque.

“O Ministério Público quer que a Justiça defina, no mérito da ACP, qual a capacidade máxima do Parque da Independência para abrigar eventos de interesse social. O local é um bem público tombado como patrimônio paisagístico, arquitetônico, cultural e histórico, não só da cidade de São Paulo, mas de todo o Brasil”, diz nota do MPE.