Câncer de pulmão deve superar o de mama entre mulheres, diz estudo

Aumento de mortes ocorreria a partir de 2015 por maior número de mulheres que começaram a fumar nas décadas de 1960 e 1970

Londres – O câncer de pulmão deve superar o de mama como principal causa de morte pela doença entre as mulheres nos próximos anos, segundo o estudo “Annals of Oncology”, publicado hoje (13). As informações são da agência EFE.

Os especialistas estimam que em 2013 por volta de de 82.640 mulheres europeias morrerão por causa de um câncer de pulmão enquanto 88.890 falecerão por câncer de mama, embora essa situação começará a mudar a partir de 2015, quando o de pulmão superará ao de mama.

O aumento, que já se nota no Reino Unido e na Polônia e que se acelerará até 2020, reflete a elevação da quantidade de mulheres que começaram a fumar nas décadas de 1960 e 1970, de acordo com a publicação médica.

A análise, feita nos 27 países da União Europeia pelo professor Carlo La Vecchia da Universidade italiana de Milão, indica que após este aumento nos próximos anos, o número de casos de câncer de pulmão cairá, pois as mulheres estão fumando cada vez menos. 

“Em relação ao câncer de pulmão, esperamos que os casos de mortes comecem a baixar por volta de 2020 ou 2025, agora que a nova geração de mulheres fuma menos”, disse La Vecchia, que iniciou o estudo em 2007 a partir de dados médicos dos países europeus.

De acordo com a publicação, há cada vez mais pessoas que desenvolvem câncer, mas são cada vez menos as que morrem por este mal.