TVT: Lula pede mais ação política a trabalhadores norte-americanos

Em Washignton, ex-presidente defendeu sindicalização dos operários da Reunalt/Nissan

São Paulo – No encontro com os trabalhadores durante o congresso da UAW, sindicato que reúne metalúrgicos americanos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos trabalhadores mais engajamento político e reforçou o papel do movimento sindical para os trabalhadores. O encontro foi realizado em Washington no domingo (3).

Lula criticou o grupo Reunalt/Nissan por estimular práticas antissindicais nas unidades das empresas nos EUA. “O movimento sindical tem um papel aqui, o movimento sindical nesse momento histórico não pode aceitar que uma empresa chamada Nissan venha até os Estados Unidos e diga que os trabalhadores não podem se sindicalizar.”

O ex-presidente também estimulou os trabalhadores norte-americanos a participar mais da política do país. A UAW jé fez várias manifestações para que a empresa não reprima a sindicalização dos trabalhadores do estado do Mississipi.

O ex-presidente também destacou a importância de direitos globalizados para os trabalhadores. “Eu quero salário melhor, mas quero transporte mais barato, quero casa mais barata, quero ter acesso à cultura, quero ter acesso à lazer e aceso à universidade pública. Foi assim que nó [Brasil], fomos criando consciência política.”

Assista aqui a reportagem da TVT.