Henrique Eduardo Alves é eleito presidente da Câmara no primeiro turno

Deputado federal de 11 mandatos, há 42 anos na Câmara dos Deputados, Alves afirmou que a Casa 'é o mais injustiçado dos Poderes'

Sessão contou com 496 deputados, dos quais 271 votaram em Alves (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Brasília – Com 271 votos, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi escolhido no início da tarde de hoje (4) o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2013/2015. Ele foi eleito em primeiro turno, em sessão de eleição que contou com a presença de 496 deputados.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) ficou em segundo lugar, com 165 votos, seguido de Rose de Freitas (PMDB-ES), que recebeu 47, e Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 11 votos. Foram registrados ainda três votos em branco.

Neste momento, Henrique Eduardo Alves já está no comando da Casa, após ser empossado pelo antecessor, Marco Maia (PT-RS). Ele vai anunciar nos próximos minutos o resultado da eleição para os outros dez cargos da Mesa Diretora.

Henrique Eduardo Alves é deputado federal de 11 mandatos e está há 42 anos na Câmara dos Deputados. Em discurso na sessão de votação, disse que a Casa “é o mais injustiçado dos Poderes”.