Raúl Castro é reeleito presidente de Cuba e anuncia último mandato

Raúl, ao lado de Fidel, na plenária da Assembleia que ratificou seu nome no comando do país (Foto: Marcelino Vasquez/Reuters) São Paulo – A Assembleia Nacional ratificou ontem (24) o […]

Raúl, ao lado de Fidel, na plenária da Assembleia que ratificou seu nome no comando do país (Foto: Marcelino Vasquez/Reuters)

São Paulo – A Assembleia Nacional ratificou ontem (24) o general Raúl Castro como presidente de Cuba para um segundo mandato de cinco anos, que será o seu último à frente do país.

“Independentemente da data em que se aperfeiçoe a Constituição, este será o último mandato”, afirmou Raúl.

O atual presidente foi nomeado formalmente em fevereiro de 2008, dois anos após ter assumido de forma interina a direção do país ao substituir seu irmão, Fidel Castro, quando este adoeceu e delegou o poder. Fidel também compareceu ao evento de ontem.

“O programa atualizado da revolução deve sempre refletir a opinião da população. Não deixaremos nenhum cidadão desamparado. Nos propomos a manter o enfrentamento a ilegalidades contra o nosso sistema social”, afirmou Raúl Castro após a confirmação de seu novo mandato.

Em seu discurso, o presidente também enviou mensagens a outros presidentes latino-americanos. Desejou pronta recuperação ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se recupera da quarta cirurgia contra um câncer na região pélvica, realizada em Havana. Chávez retornou a Caracas na última segunda-feira (18).

O mandatário cubano ainda parabenizou o equatoriano Rafael Correa pela reeleição conquistada na semana passada.

O parlamento cubano designou o restante dos 31 membros do Conselho de Estado, entre eles o primeiro vice-presidente Miguel Díaz Canel, e outros cinco vice-presidentes e um secretário. Além disso, os deputados elegeram Esteban Lazo como novo titular da Assembleia.