Mercadante não dá prazo para construção de universidade na zona leste de São Paulo

Em reunião com Haddad, ministro discutiu parcerias para a educação, mas nenhum projeto tem data certa

Aloizio Mercadante afirmou, no entanto, que os recursos estão disponíveis (Foto: José Cruz/ABr)

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), reuniram-se durante uma hora na tarde de hoje (17), na sede da prefeitura, para estabelecer parceria visando à instalação de uma universidade federal na zona Leste, e de pelo menos um instituto federal de educação, creches e programas de educação em tempo integral na rede municipal. Porém, o ministro não mencionou prazos para a execução dos projetos.

“Estamos prontos para começar a construção do campus federal na zona Leste e imediatamente pelo menos mais um instituto federal aqui na cidade de São Paulo, que tem um déficit na formação da juventude”, afirmou o ministro.

Segundo o prefeito, um dos programas do Ministério da Educação (MEC) importantes para que o município atinja as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o Mais Educação, para extensão da jornada dos alunos nas escolas.

A rede municipal de ensino de São Paulo ficou em 35º lugar no Ideb do ano passado entre as 39 cidades da região metropolitana, e, segundo Haddad, é um compromisso de seu governo e de seu secretário de Educação, Cesar Callegari, atingir e superar as metas do índice.

Mercadante disse que a presidenta Dilma Rousseff vai anunciar em breve a reabertura das inscrições do programa federal que repassa verbas para a construção de creches e quadras poliesportivas cobertas em escolas. São Paulo tem recurso do MEC para construir 172 creches. Esta oferta é da época em que Haddad era ministro da Educação (2005-2012). O ministro afirmou também que não há restrições no orçamento do MEC tanto para as creches como para a universidade federal na zona Leste.