Presidente do BC destaca economia sólida e vê crescimento mais intenso este ano

São Paulo – Ao comentar o resultado do PIB, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, destacou “os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto” como diferencial da economia brasileira, […]

São Paulo – Ao comentar o resultado do PIB, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, destacou “os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto” como diferencial da economia brasileira, mesmo diante do “complexo” ambiente internacional. Segundo ele, os números divulgados hoje (6) pelo IBGE confirmam que a atividade econômica ganhou impulso no final do ano passado.

 “A demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, com o consumo das famílias sendo estimulado pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda”, disse Tombini, em nota divulgada pela assessoria do BC. “Por sua vez, a Formação Bruta de Capital Fixo, uma boa medida do investimento, também seguiu em expansão, indicando confiança dos empresários na continuidade, em 2012 e nos próximos anos, do atual ciclo de crescimento.”

Para o presidente do BC, as perspectivas são de ritmo de atividade mais intenso ao longo do ano, “com a economia crescendo em ritmo maior do que o observado ano passado, compatível com o equilíbrio interno e externo e consistente com o cenário de convergência da inflação para a  meta em 2012”.

 Tombini participa hoje e amanhã (7) da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decidirá a nova taxa básica de juros para os próximos 45 dias.